Fique com dicas de como se sentir mais confiante no trabalho. Acreditar em si, nas suas ideias e habilidades, é o primeiro passo para se fazer um trabalho exemplar.

1. Mudar o seu vocabulário

Para ser mais confiante no trabalho deve eliminar frases como “não tenho a certeza” ou “não sei se consigo” do seu vocabulário. “Vou conseguir” ou pelo menos “vou tentar o meu melhor” é o que deve dizer aos outros e a si mesmo.

2. Mudar o seu vestuário

Também pode mudar a forma como se veste e se apresenta no trabalho. A roupa usada e a aparência têm impacto na forma como os outros nos vêm e nos levam em consideração. Para se sentir poderoso deve-se vestir o melhor possível e cuidar do sempre do seu visual.

3. Mudar a sua postura

Trabalhe a sua postura. Sente-se direito nas cadeiras, ande de costas bem levantadas, fale com uma boa dicção, estabeleça contacto visual com os outros e sorria.

4. Saber dizer não

Precisa igualmente de saber dizer não a pedidos irrealistas. Aceder aos pedidos de todos causa stress, fadiga e abala a confiança pessoal.

Esta é até uma característica das pessoas confiantes.

5. Estabelecer objetivos

Se estabelecer objetivos para o seu trabalho diário conseguirá ganhar confiança à medida que os atinge. Depois de embalar no trabalho é difícil de lhe pararem a confiança.

6. Relacionar-se mais com os superiores

Quanto mais próximo estiver dos seus superiores mais confiante se sentirá. Mantenha uma boa relação com o chefe e encontre superiores que o motivem no trabalho, que lhe possam servir como mentores. Se os outros conseguiram chegar ao topo, você também consegue, com um pouco mais de esforço e dedicação.

7. Fazer exercício

Uma preocupação que deve ter fora do trabalho é praticar desporto. Fazer exercício aumenta a autoestima e o bem-estar pessoal, o que ajuda a fazer um trabalho mais confiante e competente.

Quando começar a aplicar estas estratégias vai ver que a sua confiança no trabalho vai aumentar.

Será que sofre da síndrome do impostor? Saiba como a combater.

Veja também como ganhar a confiança de uma equipa e a confiança dos clientes.