Como se Preparar Rapidamente para uma Entrevista de Emprego

Descubra como se preparar para uma entrevista de emprego rapidamente. Se foi chamado à última da hora para uma entrevista, este é um rápido guia para se preparar bem para a entrevista de trabalho.

Estudar anúncio de emprego

Leia bem o anúncio de emprego. Anote no smartphone as principais características procuradas no candidato. Encontre no seu currículo trabalhos que vão de encontro ao que é pedido e que comprovem a sua experiência. Centre-se nestas experiências e ponha as irrelevantes para o trabalho de lado.

Estudar a empresa

Dê uma olhadela rápida na internet sobre a empresa. Veja o site da empresa e espreite as suas atividades recentes nas redes sociais.

Saiba o que pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego.

Estudar as respostas

A caminho da entrevista de emprego e durante a espera para a entrevista, olhe de novo para o que é pedido ao candidato. Faça um exercício mental onde se coloca no lugar do entrevistador. Imagine o que ele vai perguntar sobre as suas competências para o trabalho.

Volte novamente ao papel de candidato e encontre no seu currículo momentos em que resolveu problemas, em que agiu como líder ou como jogador de equipa (todas as experiências e momentos que ache pertinentes e importantes de realçar, relativamente ao que é pedido).

Agir

Agora que foi chamado para a entrevista de emprego, não se preocupe com a falta de preparação. Não é o candidato mais preparado para a entrevista que fica normalmente com o lugar. A entrevista de emprego é mais sobre atuação e saber agir sobre pressão é o que todos os recrutadores valorizam. Pense naquilo que o distingue dos outros candidatos. Centre as suas respostas para a ação e para o colmatar de necessidades da empresa.