Veja como manter a calma numa entrevista de emprego. Já lhe dissemos como evitar o nervosismo numa entrevista de emprego, com os passos preparativos para a entrevista. Agora é altura de ver o que fazer durante a entrevista para manter a serenidade.

Sorrir

Para quebrar o gelo deve começar por sorrir. Este pequeno gesto é o suficiente para criar empatia entre pessoas e começar a sentir-se bem.

Encarar a entrevista como uma conversação

Não coloque pressão desnecessária em cima de si. Olhe para a entrevista de emprego como uma mera conversa entre duas pessoas que se estão a conhecer. O objetivo é simples: descobrir se são compatíveis no trabalho, não mais do que isso.

Sentar-se direito

Sente-se de costas direitas na cadeira para ter uma postura profissional e manter-se confiante. Isto também lhe permite projetar melhor a voz. Mesmo se tremendo por dentro, ao sentar-se direito está a projetar força.

Respirar

Pare por um pouco para pensar e para respirar profundamente pelo nariz antes de responder. Aproveite a fase em que o recrutador está a falar para respirar. Se vir que está a ficar com o coração aos pulos e que pode ficar sem ar ao falar, respire fundo ou faça a saliva circular na boca e garganta.

Esconder mãos

Se estiver a tremer muito na entrevista pode esconder as mãos no colo ou usar uma caneta para movimentar subtilmente as mãos de vez em quando. Tente sempre apresentar uma boa linguagem corporal na entrevista de emprego.

Brincar com a situação

Se surgir algum momento de maior nervosismo, evidente para o recrutador, pode aproveitar para inserir um pouco de humor na conversa, brincando com a situação. Lembre-se que ninguém é perfeito nas entrevistas de emprego: os erros acontecem constantemente. Mentalize-se que as empresas estão à procura de pessoas resistentes, não perfeitas (já que estas não existem).