Como se desligar facilmente do trabalho nas férias

Este artigo é destinado a todos os que são viciados no trabalho. Chegada a altura de férias, por mais que custe, é preciso saber como se desligar do trabalho.

Tire apontamentos

Para ir descansado de férias aponte tudo o que ficou pendente ou aquilo que deve fazer mal regresse ao trabalho. Esta é a regra de ouro do penoso processo de como se desligar do trabalho: passar as obrigações da mente para o papel.

Organize o espaço

Deixe o local de trabalho organizado, pronto para o receber convenientemente daqui a algum tempo. Coloque os apontamentos bem à vista para saber o que fazer quando retomar o trabalho. Não deve ir de férias a pensar no que deixou desarrumado ou por fazer.

Desligue da corrente

Nos últimos dias de trabalho avise os seus contactos de que estará ausente por um determinado período de tempo. Deixe contactos de quem pode resolver uma situação por si na sua ausência. Programe uma mensagem de ausência de férias para enviar sempre que receber um e-mail. Este é uma dica importante do que fazer no trabalho antes de ir de férias.

Ao sair do escritório ou local de trabalho deixe tudo preso numa gaveta. Não caia na tentação de verificar e-mails no smartphone ou tablet. Há um tempo para tudo na vida. Tempo para trabalhar e tempo para descansar. Agora é tempo de descansar, para preservar a saúde e regressar ao trabalho com a bateria carregada. Veja como se desligar da corrente e tirar umas férias digitais.

Espreite ainda como voltar ao trabalho depois das férias sem stress e tenha umas boas férias!