Mesmo a pior entrevista de emprego, com todos os seus erros, pode ter uma salvação. O segredo para salvar uma entrevista de emprego é saber contornar os obstáculos autocolocados.

Atraso

Se sabe que vai chegar atrasado à entrevista, telefone a avisar do sucedido, dando uma justificação. Apesar de passar uma má imagem, o facto de telefonar será bem recebido pelo recrutador, podendo entrevistar outros candidatos entretanto.

Linguagem corporal

Preste atenção nos sinais que lhe dizem que a entrevista não está a correr bem. Seja mais dinâmico quando reparar que o entrevistador está a perder o interesse. Confira a linguagem corporal a usar em entrevista de emprego.

Roupa

Se estiver mal vestido para a entrevista, diga que pensava de que se tratava de um ambiente de trabalho mais informal, e que se sente mal com o vestimenta que traz, por exemplo.

Ofensas

Sempre que disser algo menos feliz e que possa ofender alguém, peça imediatamente desculpa, ou faça-o no fim da entrevista, nem que seja por email. Não deixe a situação passar como se nada fosse.

Esquecimentos

Se lhe perguntaram sobre algo importante e no momento não se lembrar da resposta, também pode mencionar essa resposta ainda durante a entrevista ou mais tarde por email.

Dar exemplos

Pode aproveitar o erro cometido para dar um exemplo de determinada situação semelhante onde conseguiu resolver o problema. Recorra à sua memória e à sua experiência para contextualizar a situação.

Falar sobre a empresa

Se pesquisou sobre a empresa antes da entrevista, pode dar também bons exemplos sobre o funcionamento da empresa.

Autocrítica

Se tem a consciência de que falhou na entrevista pode partilhar com o recrutador a sua falha e a forma como a pode contornar. Nem sempre é possível encontrar o candidato correto mas é possível encontrar o candidato mais consciente e com vontade de triunfar.

Perguntar

Por cada erro que cometa, encontre uma forma de brilhar e de impressionar na entrevista de emprego. Pode, por exemplo, fazer perguntas pertinentes ao recrutador para desviar a atenção das suas falhas em entrevista. Mais pontos a favor de si e menos contra, é o que deve tentar marcar até ao final da entrevista.

Agradecer entrevista

Agradeça o tempo disponibilizado pelo recrutador e a oportunidade concedida. Tente passar uma imagem humilde e respeitosa de início ao fim da entrevista.