Como sair a bem do emprego

Sair a bem do emprego requer algumas ações em especial. Se deseja sair graciosamente do trabalho, pela porta grande em vez da pequena, estas são algumas dicas a considerar.

1. Planeie a saída

Um dos passos a dar antes de se despedir do emprego é comunicar essa decisão. Isso implica escrever uma carta de despedimento que serve de aviso prévio para o empregador. Siga todos os requerimentos formais para o seu despedimento, mesmo que se dê muito bem com a chefia.

2. Deixe trabalho feito

Acabe todo o trabalho que esteja pendente e deixe a documentação organizada. Pode escrever um breve manual de procedimentos para o seu sucessor seguir ou então dar formação a este, se ele for integrado na empresa ainda antes da sua saída.

3. Mantenha a calma

Talvez queira despedir-se com estilo. Ou vingar-se da empresa ao falar mal dela ao mundo, pelas redes sociais. Mas para sair a bem do emprego deve manter a calma a toda hora. Tudo o que fizer impulsivamente vai afetar a sua imagem no futuro. Um possível futuro empregador vai ficar de pé atrás na sua contratação, se souber dos seus atos vingativos.

Saiba o que não dizer antes de sair do emprego.

4. Dê o exemplo

As coisas podem não ter corrido da melhor forma durante o seu tempo de trabalho na empresa, mas deve tentar ser sempre a melhor pessoa e dar um exemplo de profissionalismo em todos os seus contactos, comportamentos e trabalhos.

5. Dê feedback

Pode dar feedback ao empregador do que correu melhor e pior durante o seu tempo de trabalho na empresa. O empregador pode melhorar as condições de trabalho com base na sua opinião.

6. Peça referências

Também pode pedir uma carta de recomendação ao seu superior direto para usar no futuro na procura de emprego. Este é um momento ideal para se pedir referências, enquanto o trabalho ainda está fresco na mente das pessoas.

7. Diga até à vista

Pode deixar a porta aberta para um possível regresso à empresa, se realmente desejar esse cenário e gostarem do seu trabalho. Fale nesta possibilidade com os seus superiores mesmo que a nível informal.

Deve avisar os clientes e os contactos mais próximos de que vai abandonar o cargo. Pode construir um email automático que sirva de aviso da sua ausência/despedimento da empresa.

Veja como escrever uma carta de despedida de trabalho.

No último dia de trabalho deve despedir-se pessoalmente de todos os colegas e agradecer pela oportunidade, como se tratasse de uma entrevista de emprego. O seu gesto será apreciado por todos.

Prometa manter o contacto com a antiga empresa (e cumpra o prometido).

8. Mantenha o respeito fora do trabalho

No novo emprego também tenha o cuidado de não falar mal do antigo emprego, pois o mundo corporativo é uma aldeia global e as suas paredes são finas.