Como Saber se uma Pessoa tem Seguro de Vida

Como saber se tenho um seguro de vida ligado ao crédito habitação, do carro ou doutro crédito pessoal? Como saber se um familiar tem ou tinha um seguro de vida que se possa acionar em caso de acidente incapacitante ou de falecimento? Estas são as perguntas que o Economias responde para si de seguida.

Pesquisa de seguros de vida

Para saber da existência de um seguro de vida em nome de um determinado titular deve-se aceder ao site da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e baixar um formulário. Depois de preenchido e assinado, o formulário deve ser entregue pessoalmente ou então enviado via postal, juntamente com fotocópias dos documentos pedidos para a morada da ASF:

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Av. da República, n.º 76 - R/C, 1600-205 Lisboa.

A ASF faz um inquérito às seguradoras e responde entre duas a quatro semanas ao interessado, por carta, com um registo dos seguros existentes em nome da pessoa para a qual se fez o pedido de pesquisa. Esta pesquisa não tem custos para o requerente.

Acionar seguro de vida

Um seguro de vida pode ser acionado por invalidez (geralmente por incapacidade superior a 66%) ou por morte. Refira-se que como as seguradoras não são obrigadas a consultar listas de óbitos, cabe ao herdeiro avisar a seguradora, para acionar o seguro de vida.

Também lhe pode interessar saber como descobrir as contas bancárias de uma pessoa falecida.