Como Saber se Está na Hora de Comprar um Novo Carro?

Tentado a trocar de carro? Por luxúria ou por necessidade? Quando é que se está mesmo na hora de comprar um novo carro é o que se pretende descobrir até ao final deste artigo.

Utilização do carro atual

A necessidade de comprar um carro novo mede-se pelo desempenho do carro atual. Os gastos de combustível são elevados, acima do normal? Os custos mensais de utilização do carro e da sua manutenção estão a tornar-se insustentáveis? É preciso quantificar os gastos atuais para se perceber se comprar um novo carro (novo nas suas mãos e não necessariamente um carro novo em folha) acaba por ser melhor a opção.

Se o seu carro ainda é fiável e responde às suas necessidades, não é propriamente uma boa ideia investir num novo carro. Se pelo contrário o seu carro está a dar-lhe problemas e ainda adivinha o surgimento de novas despesas com a sua manutenção, aí já pode ser melhor comprar um carro novo.

Preço do carro novo

Compare depois o preço total do carro novo que está a pensar comprar (incluindo juros, se existentes, impostos e seguro) com o preço anual do seu carro atual. Se a diferença for pouca, comprar carro novo não é uma ideia descabida.  

Orçamento familiar

Falta ainda avaliar o preço do carro novo no orçamento familiar. Mais uma despesa no orçamento familiar pode não ser sustentável.

Fator emotivo

Para gastar dinheiro, sobretudo grandes quantias (como é a compra de um novo automóvel), é preciso usar mais a razão e menos as emoções. Tem de saber distinguir entre o querer e o poder e de concluir se vale mesmo a pena comprar um carro novo nesta altura. Contudo, as emoções falam alto na hora de comprar um carro novo. Se o momento económico o permite, a alegria de comprar um carro novo pode ser o suficiente para o fazer avançar com a compra.