Como saber se chegou a altura de começar o próprio negócio?

Pelo andar do mercado de trabalho pode por vezes passar a ideia pela cabeça da pessoa de ter um negócio e de investir no próprio emprego. Antes de se lançar de cabeça no próprio emprego, deve ter a certeza de reunir determinadas condições.

1. Possuir características de liderança

Por mais vontade que tenha de ser o seu próprio patrão, deve sentir-se preparado para assumir as responsabilidades e assegurar-se de possuir características de liderança e de empreendedorismo que o possam tornar num empresário capaz de gerir escrupulosamente um negócio.

2. Ter o "know-how"

Só deverá começar o seu próprio negócio depois de estudar o mercado que se propõe a atacar a fundo. Tem de saber também o que vai oferecer e como o vai fazer, além da forma como se vai distanciar da concorrência. Precisará igualmente de dominar perfeitamente as técnicas de trabalho e de administração.

3. Haver interessados no negócio

Ter amigos e familiares interessados pelo que tem para oferecer não chega. Geralmente, a hora ideal para começar o próprio negócio é quando surge uma oportunidade de valor. Outra é quando se despediu voluntariamente ou foi despedido e tem urgência e capacidade de mostrar o seu valor.

4. Deter os devidos fundos

A parte mais sensível chegada a hora de lançar o próprio negócio é a financeira. São vários os custos a ter em conta e as receitas podem demorar meses a entrar, ao contrário das despesas, que são pontuais. O recomendando é possuir fundos para lançar o negócio e cobrir as despesas de 6 a 12 meses de atividade.

Veja como conseguir dinheiro para realizar o seu negócio de sonho.

5. Medir bem a decisão

O momento de começar o próprio negócio variará de caso para caso mas a pessoa perceberá quando chegou (ou não) o momento de atacar o mercado. Caso opte por criar o próprio negócio analise os seguintes artigos: