Aprenda como retirar o IVA a um valor. O cálculo é útil para preencher um recibo ou como simples curiosidade para saber quanto pagaria pelo mesmo produto ou serviço se não lhe fosse cobrado o imposto. Vamos a contas.

O primeiro passo para retirar o IVA a um valor pressupõe que saiba qual a taxa de IVA aplicável. Se tiver à sua frente uma fatura, a informação já lá consta. Caso contrário, certifique-se em que categoria se classifica o artigo.

Atualmente, há três taxas de IVA distintas, mas diferentes no Continente e nas Regiões Autónomas. A saber:

Taxa normal – 23% no Continente, 22% e 18% nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores

Taxa intermédia – 13% no Continente, 12% e 10% nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores

Taxa reduzida – 6% em Portugal Continental e 5% nos Açores e na Madeira

Agora, é só fazer contas, recorrendo a alguns exemplos de valores com IVA cobrados no Continente.

Cálculo para retirar o IVA

Imagine que quer comprar um computador novo e que vai aproveitar uma daquelas campanhas em que a loja vende tudo sem IVA. A dedução só será feita no momento da transação, mas se já escolheu o equipamento e tem os preços disponíveis, já pode calcular quanto lhe irá custar o computador, livre de impostos.

No catálogo que folheou para escolher, o equipamento está a 499,00 euros. Sabendo que se trata de um produto a que se aplica a taxa normal de IVA de 23%, veja como retirar o imposto a esse valor. A fórmula é simples:

499,00 / 1,23 = 405,70

Ou seja, se comprar esse mesmo computador sem IVA, ficar-lhe-á por apenas 405,70 euros, em vez dos 499,00 euros.

O cálculo é o mesmo para as restantes taxas de IVA em vigor. Se comprar uma garrafa de vinho tinto do Alentejo por 7,50 euros, terá que lhe retirar 13% para saber qual o seu custo sem imposto. Assim:

7,50 / 1,13 = 6,64 euros é quanto custaria o mesmo vinho sem IVA.

E exatamente igual a fórmula para a maioria dos produtos alimentares ou medicamentos, sujeitos à taxa reduzida de IVA de 6%. Um quilo de arroz que lhe custa habitualmente 0,85 euros, sem IVA ficaria por 0,81 euros, calculados da seguinte forma:

0,85 / 1,06 = 0,81

Eis a forma como retirar o IVA a um valor, que pode usar de forma simples sempre que quiser descobrir quanto custaria um serviço ou produto livres de imposto.

Veja como calcular o IVA.

Se ainda assim ficou confuso com as contas, pode optar por uma calculadora do IVA.