Como responder a entrevistas de emprego por telefone

As empresas optam cada vez mais por realizar entrevistas via Skype e por telefone, conseguindo assim conhecer um maior número de candidatos e poupar o sempre importante tempo.

Quando for confrontado com uma entrevista de emprego por telefone, esteja pronto a responder da melhor forma, não deixando de encarar a mesma como uma entrevista de emprego formal.

1. Trabalhar a preparação

Uma das melhores dicas para entrevistas de emprego por telefone é conhecer o currículo a 100%, ter as respostas às perguntas habituais da entrevista de emprego na ponta da língua e ter alguns conhecimentos sobre a empresa, demonstrando que se consegue incorporar na empresa com facilidade.

2. Escolher um local ideal

Mantenha-se num local com rede, sem ruído, pouco propício a interrupções. Tenha a bateria do telemóvel cheia e desligue outros aparelhos da divisão. Coloque um aviso na porta para não ser incomodado.

3. Caprichar um pouco na roupa

Para o ajudar a manter a formalidade durante a entrevista pode vestir-se como se fosse para uma entrevista normal. Tome um café para não parecer que acabou de acordar. Sorria ao falar, para parecer animado e motivado.

4. Ter cábulas à mão

Tenha à mão o seu currículo, anotações sobre a empresa, o site da empresa aberto, o anúncio de emprego, as respostas às principais perguntas das entrevistas de emprego e uma garrafa de água. Prepare um papel e uma caneta para fazer anotações. Se a entrevista for realizada numa língua estrangeira, deixe um tradutor online aberto.

Enquanto numa entrevista de emprego podem ver as suas mãos a tremer, por exemplo, numa entrevista de emprego por telefone ninguém vê o que está a fazer e o que tem nas mãos..

5. Prestar atenção à linguagem e à atitude

Seja entusiasta na chamada. Não seja lento nem demasiado rápido. Se necessário responda à entrevista de emprego em andamento, para dar ritmo à sua conversação e encadear ideias. Levante o peito e faça poses que lhe passem confiança. Não interrompa o entrevistador, aproveite essas pausas para anotar pontos e preparar as respostas.

6. Fazer as perguntas certas

É sempre importante fazer perguntas numa entrevista de emprego. No caso das entrevistas por telefone até podem existir mais dúvidas do que nas entrevistas face a face. Aproveite a oportunidade que o entrevistador lhe concede para fazer perguntas pertinentes e assim brilhar na entrevista.

Agradeça a oportunidade e demonstre-se interessado em ouvir novidades por parte do entrevistador.

Boa sorte no processo de seleção.