Como renegociar o salário

Todo o trabalhador sonha com o aumento do seu salário. Para conseguir o tão desejado aumento é preciso saber como renegociar o salário. Estes são os passos que deve dar nesse sentido.

1. Escolha a altura certa

Não deve pedir um aumento numa altura em que a sua empresa está a passar por dificuldades financeiras. Um sinal bastante claro da empresa estar nessa situação é o despedimento de pessoas do quadro. Espere por um momento de boa saúde financeira da sua empresa para renegociar o seu salário. O verão é uma boa altura para pedir um aumento.

2. Meça o valor e os resultados

Quantifique o valor do seu trabalho. Aponte os resultados específicos que trouxe para a empresa. É com base neste proveito que traz para a empresa que pode pedir um aumento. Para o seu patrão importam os números, os lucros, e não as promessas. De boas intenções estão as empresas cheias. Para aumentar as chances de pedir um aumento tem de estudar bem a situação.

3. Marque uma reunião

Marque uma reunião com o seu chefe com o intuito de renegociar o seu salário. Esta não é uma conversa a lançar sem mais nem menos num dado momento do dia de trabalho. Veja o que fazer antes de pedir um aumento.

4. Argumente

Esta é a parte mais delicada do processo de renegociação do salário. Tem de estar preparado para argumentar e contra argumentar. Antes da reunião tente estar a par da média de ordenados na sua empresa e no seu cargo. Coloque-se no lugar do patrão e imagine as razões que lhe concederiam um aumento. Enumere situações que considera injustas para si dentro da empresa. Liste os seus bons resultados (vendas, redução de custos, etc.) e o seu louvável desempenho.

Tente mostrar a forma como os seus objetivos pessoais e os da empresa se interligam, contribuindo os primeiros para a prossecução dos segundos. Relembre o tempo em que está nesta mesma situação salarial.

Seja persuasivo mas flexível. Atue como o seu próprio advogado de defesa. Prepara-se para ouvir as duas respostas possíveis. 

Veja outras coisas que pode negociar além do salário.