Impostos

Como registar ou alterar o IBAN no Portal das Finanças

Se quer alterar o IBAN no Portal das Finanças, saiba o que deve fazer.

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Como registar ou alterar o IBAN no Portal das Finanças

Se quer alterar o IBAN no Portal das Finanças, saiba o que deve fazer.

Se precisa de registar ou atualizar/alterar o seu IBAN no Portal das Finanças, veja como o fazer em quatro passos muito simples.Passo 1: aceda ao Portal das Finanças aqui e escolha a "secção IBAN" que lhe surge logo abaixo no seu écran. Clique em "Aceder":Pode também escrever  "IBAN" na barra de pesquisa do portal e o sistema vai "seguir o mesmo caminho" (por exemplo, se já estava no portal a realizar outra tarefa).Passo 2: o sistema pede-lhe agora as suas credencias (NIF e senha de acesso). Digite-as.Passo 3: surge-lhe já o écran de "Alteração de IBAN". Digite o seu IBAN  e clique em "Alterar". Se tem atividade aberta como trabalhador independente pode também alterar o IBAN da conta bancária associada à sua atividade.Se não tinha qualquer IBAN registado, a página aparece em branco. Digite os códigos nos campos respetivos: o código país é, em Portugal, o "PT50" e é a parte inicial do seu IBAN. Depois, digite o NIB com 21 algarismos. A seguir clique em "Alterar".Passo 4: no écran seguinte, reveja os números que digitou e assegure-se que estão corretos. De seguida, clique em "Submeter":No final, o sistema deixa-lhe esta mensagem de sucesso na submissão e informa-o de que o IBAN que inseriu / alterou será validado pela Administração Fiscal no prazo de 5 dias úteis:Tome nota: o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido do número de identificação bancária (NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta. O NIB a digitar tem 21 algarismos. O NIB (ou BBAN - Basic Bank Account Number), é o número doméstico de identificação bancária, com 21 dígitos, que está contido no código IBAN.IBANO código SWIFT/BIC é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema das finanças. Se não for, encontra-o igualmente num extrato da sua conta bancária. Ter os dados da sua conta bancária no Portal das Finanças (e atualizados) permitirá, por exemplo, receber de forma mais rápida o seu reembolso de IRS ou qualquer apoio extraordinário do Estado.

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