Se precisa de registar ou atualizar / alterar o seu IBAN no Portal das Finanças, veja como o fazer em 4 passos muito simples.

Passo 1: aceda ao Portal das Finanças AQUI e escolha a "secção IBAN" que lhe surge logo abaixo no seu écran. Clique em "Aceder":

Pode também escrever  "IBAN" na barra de pesquisa do portal e o sistema vai "seguir o mesmo caminho" (por exemplo, se já estava no portal a realizar outra tarefa).

Passo 2: o sistema pede-lhe agora as suas credencias (NIF e senha de acesso). Digite-as.

Passo 3: surge-lhe já o écran de "Alteração de IBAN". Digite o seu IBAN  e clique em "Alterar". Se tem atividade aberta como trabalhador independente pode também alterar o IBAN da conta bancária associada à sua atividade.

Se não tinha qualquer IBAN registado, a página aparece em branco.

Digite os códigos nos campos respetivos: o código país é, em Portugal, o "PT50" e é a parte inicial do seu IBAN. Depois, digite o NIB com 21 algarismos. A seguir clique em "Alterar".

Passo 4: no écran seguinte, reveja os números que digitou e assegure-se que estão corretos. De seguida, clique em "Submeter":

No final, o sistema deixa-lhe esta mensagem de sucesso na submissão e informa-o de que o IBAN que inseriu / alterou será validado pela Administração Fiscal no prazo de 5 dias úteis:

Tome nota: o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido do número de identificação bancária (NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta. O NIB a digitar tem 21 algarismos.

O NIB (ou BBAN - Basic Bank Account Number), é o número doméstico de identificação bancária, com 21 dígitos, que está contido no código IBAN. 

IBAN

O código SWIFT/BIC é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema das finanças. Se não for, encontra-o igualmente num extrato da sua conta bancária. 

Ter os dados da sua conta bancária no Portal das Finanças (e atualizados) permitirá, por exemplo, receber de forma mais rápida o seu reembolso de IRS ou qualquer apoio extraordinário do Estado.

Saiba ainda Como registar ou alterar o IBAN na Segurança Social Direta.

Se pretender mais informações sobre IBAN ou BIC/SWIFT, consulte os nossos artigos Como saber o IBAN de uma conta e IBAN e SWIFT (BIC): o que são.