Como Registar Faturas Emitidas no Estrangeiro

É possível inserir despesas pagas no estrangeiro no sistema e-fatura. Para registar faturas emitidas no estrangeiro deve seguir os seguintes passos.

Inserir despesas pagas no estrangeiro no e-fatura

  • Aceda ao Portal das Finanças;
  • Escolha a opção “e-fatura”;
  • Selecione a opção “Faturas”;
  • Clique em “Consumidor”;
  • Digite o Número de Identificação Fiscal e a senha de acesso pessoal ao Portal das Finanças;
  • Clique em “Registar faturas”;
  • Clique em “Registe-a aqui”;
  • Registe a fatura com os dados desta.

Despesas aceites

O sistema e-fatura aceita, desde novembro de 2015, as faturas emitidas no estrangeiro referentes a despesas de saúde, de educação e de encargos com habitação que sejam dedutíveis no IRS.

Só é possível deduzir despesas de saúde, educação e habitação efetuadas nos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.

Quanto a despesas de saúde, confira o artigo como validar despesas de saúde.

O prazo de validação de faturas termina anualmente em fevereiro.

Sistema e-fatura

Relembre-se que deixou de ser possível inserir à mão os valores dedutíveis em IRS na declaração anual com a reforma do IRS. A introdução de despesas dedutíveis na declaração anual passou a ser feita automaticamente ao longo do ano através do sistema e-fatura.

Saiba como funciona o sistema e-fatura e como confirmar faturas no Portal das Finanças.

Pode alterar faturas que estejam inseridas em categorias erradas.

Caso não encontre faturas pedidas com número de contribuinte no sistema e-fatura pode registar as faturas manualmente.