Como Reduzir os Custos na Reforma

Existem várias estratégias para poupar na reforma. Se deseja reduzir custos ou mesmo aumentar ganhos na reforma, eis algumas táticas que pode aplicar.

Vender artigos

Tudo aquilo que tem por casa que já não utiliza e que não tem valor sentimental pode ser vendido rapidamente em feiras de usados ou online.

Ter hobbies

Alguns hobbies podem constituir-se como uma fonte de rendimento extra todos os meses, tornando-se importantes no pagamento das despesas.

Ajudar os outros

Com tanto tempo em mãos pode mais facilmente ajudar os outros. Pode tomar conta da casa e dos animais dos vizinhos em férias, olhar pelos filhos dos vizinhos ou dar explicações aos jovens da vizinhança, por exemplo.

Mudar de casa

Se viveu toda a vida na mesma casa pode não querer vender o seu lar e mudar-se para outro local. Mas com os filhos a saírem de casa, a verdade é que uma casa tão grande se torna solitária, trabalhosa, desnecessária e dispendiosa.

Mudar de local

Sem a necessidade de morar perto do local de trabalho (pois já não trabalha), o reformado pode mudar-se para um local diferente, mais perto da família ou para uma localidade mais barata que sempre gostou, poupando dinheiro no processo.

Arrendar casa

Se deseja manter uma casa tão grande pode arrendar espaços dela, como quartos ou garagens.

Também pode arrendar totalmente a casa, se sempre se mudar para uma casa mais pequena.

Se tiver fundos pode investir em imóveis e arrendar imóveis a estudantes, trabalhadores, casais ou outras pessoas interessadas.

Viver com a família

Ao mudar-se para a casa dos filhos ou dos netos diminui os encargos e a solidão.

Simplificar a vida equivale a simplificar os gastos.