Já algum amigo ou familiar lhe pediu um empréstimo? Se pensa em dar um não como resposta, depois de refletir na questão, veja como pode recusar um pedido de empréstimo a um conhecido sem causar grandes desapontamentos ou ressentimentos.

Direto ao assunto

Evite grandes explicações e repetições, colocando os pés pelas mãos. Um amigo ou um familiar merecem uma justificação mas tenha o cuidado para não se perder na mesma. Confessar que a sua situação económica não é tão saudável como parece é uma opção. Vá direto ao assunto e seja perentório até ao fim, mesmo que insistam consigo para pensar.

Meiguice

Seja doce com a outra pessoa. Use da boa educação. Não dê um não seco. A outra pessoa abriu-se para fazer um pedido de empréstimo pelo que ela merece que seja atencioso e honesto com ela.

Recomendar

Pense em alguém que possa fazer o seu lugar. Você pode não avançar com um montante para empréstimo mas sabe certamente de outra pessoa que poderia conceder o empréstimo.

A recomendação a dar pode ser também relativa a uma oportunidade de emprego, de negócio ou a um contacto. É uma forma de mostrar que se interessa pela situação desta pessoa.

Caso não consiga mesmo dizer não a um amigo e pense em avançar com um empréstimo, consulte as regras dos créditos entre particulares a respeitar.

Pode ainda interessar-lhe como deixar de ser fiador num empréstimo.