Como Recusar um Emprego por Email

Como recusar um emprego por email não é muito diferente de o fazer através de carta. Trata-se de um meio igualmente válido, embora menos formal.

Se a proposta de trabalho lhe foi feita por email, poderá usar a mesma ferramenta para comunicar a sua decisão. Ou fazê-lo se a empresa o solicitou. Trata-se de um meio de comunicação simples e eficaz, cada vez mais utilizado pelas empresas.

Como elaborar o email de recusa?

Um dos primeiros aspetos a ter em conta é a rapidez da resposta. Se a empresa aguarda a sua decisão em relação a uma proposta de trabalho, envie esse email o mais rapidamente possível. Para que a entidade possa organizar-se na procura de uma alternativa. O ideal é que responda por email até três dias depois de ter recebido a oferta de emprego.

Antes de enviar o email tenha em consideração o destinatário. Não envie uma recusa de emprego para o endereço geral da empresa. Direcione o email com a sua decisão para a pessoa que lhe fez a proposta ou que o entrevistou. É uma forma de mostrar apreço pela oportunidade que lhe deram.

De seguida, escreva o mail. Seja sucinto, usando um tom profissional e educado. E estruture a mensagem da seguinte forma:

Primeiro parágrafo

Seja sincero e agradeça formalmente a oferta que lhe fizeram e o tempo dispensado na entrevista. Não deixe de mencionar que achou a oferta interessante, mas seja também direto na sua decisão. Neste caso, e sem deixar de ser educado, seja claro ao afirmar que recusa essa mesma oferta.

Segundo parágrafo

Este é o momento em que pode explicar o porquê da recusa. Não é obrigatório fazê-lo nem sequer aconselhável. Mas se entender que deve comunicar à empresa porque recusa o emprego, seja breve e não entre em detalhes como o salário ou os benefícios.

Conclusão

Despeça-se voltando a agradecer a oportunidade que lhe foi dada, deixando uma impressão positiva que possa jogar a seu favor no futuro. Nunca se sabe se surgirão outras oportunidades para si na mesma empresa.

Por email ou por carta, há regras comuns. Por exemplo, como recusar um emprego educadamente.