Se a proposta de trabalho lhe foi feita por email, poderá usar a mesma ferramenta para comunicar a sua decisão. Ou fazê-lo se a empresa o solicitou. 

Um dos primeiros aspetos a ter em conta é a rapidez da resposta. Se a empresa aguarda a sua decisão em relação a uma proposta de trabalho, envie esse email o mais rapidamente possível. Para que a entidade possa organizar-se na procura de uma alternativa. O ideal é que responda por email até três dias depois de ter recebido a oferta de emprego.

Antes de enviar o email tenha em consideração o destinatário. Não envie uma recusa de emprego para o endereço geral da empresa. Direcione o email com a sua decisão para a pessoa que lhe fez a proposta ou que o entrevistou. É uma forma de mostrar apreço pela oportunidade que lhe deram.

Seja sucinto, usando um tom profissional e educado. E estruture a mensagem da seguinte forma:

Primeiro parágrafo

Seja sincero e agradeça formalmente a oferta que lhe fizeram e o tempo dispensado na entrevista. Não deixe de mencionar que achou a oferta interessante, mas seja também direto na sua decisão. Neste caso, e sem deixar de ser educado, seja claro ao afirmar que recusa essa mesma oferta.

Segundo parágrafo

Este é o momento em que pode explicar o porquê da recusa. Não é obrigatório fazê-lo nem sequer aconselhável. Mas se entender que deve comunicar à empresa porque recusa o emprego, seja breve e não entre em detalhes como o salário ou os benefícios.

Conclusão

Despeça-se voltando a agradecer a oportunidade que lhe foi dada, deixando uma impressão positiva que possa jogar a seu favor no futuro. Nunca se sabe se surgirão outras oportunidades para si na mesma empresa.