Como recusar um emprego educadamente

Saiba como recusar uma proposta de emprego educadamente para não fechar as portas para o futuro. A receita passa por ser formal e respeitável.

Quando a taxa de desemprego ainda é elevada, rejeitar um emprego pode parecer absurdo. Mas há situações que as pessoas não aceitam. Veja, então, como pode recusar um emprego educadamente.

Dicas para comunicar a recusa de emprego

  • De forma a não criar conflitos, opte por uma carta dirigida à entidade empregadora. De preferência, endereçada à pessoa que o entrevistou ou que lhe fez a proposta.
  • Se lhe foi apresentada uma proposta e ficou a pensar, responda com a maior brevidade possível ao empregador. Seja educado com a entidade, não a deixando demasiado tempo à espera da sua decisão.
  • No conteúdo, não se esqueça de agradecer a oportunidade que lhe deram e de sublinhar que teve de pensar bem antes de recusar a proposta de emprego.
  • Seja claro ao afirmar que recusa o emprego, mas sem entrar em pormenores do motivo da recusa. Não justifique a decisão alegando mau salário ou descontentamento pela carga horária.
  • Esta é uma das formas de garantir que as portas dessa empresa não se fecham para o futuro. Mas deve também mencioná-lo na carta ou e-mail que usar para recusar o emprego. Saliente que não afasta a possibilidade de vir a colaborar com a empresa numa outra altura ou se o contexto for outro.

Se está ainda com dúvidas acerca da decisão, conheça os cinco sinais que lhe dizem que está no emprego errado.