Se perdeu ou se esqueceu da senha de acesso ao Portal das Finanças, ou algum dos dados pessoais que forneceu no registo de acesso ao Portal das Finanças, veja o que fazer em alguns passos muito simples. 

Como recuperar senha esquecida ou perdida?

Para recuperar a sua senha de acesso vai necessitar da pergunta e resposta de segurança, definidas no processo de registo. Faça "Iniciar sessão" e, depois, clique em "Recuperar Senha". Siga as instruções:

Em alternativa, pode usar a barra de pesquisa. Escreva "recuperar senha":

Na página que lhe surge, escolha "Recuperar senha" e faça "Aceder":

Preencha os dados, inclusivamente a sua pergunta e resposta secreta que definiu quando obteve a sua senha de acesso, e clique na caixa azul de "Recuperar senha":

Como recuperar a senha de acesso se fiabilizou um contacto telefónico

Se fiabilizou o seu contacto telefónico (e este corresponde a um telemóvel), após responder à pergunta secreta, o écran expande-se e vão-lhe surgir 2 opções para recuperar a senha de acesso: carta ou código por sms.

Se escolher a "opção carta", a senha anterior é cancelada de imediato e é-lhe enviada a nova senha para a sua morada fiscal (em média, em 5 dias úteis). 

Se escolher a "opção código por SMS", pode alterar a senha imediatamente. Veja como:

  • selecione a opção "código por sms";
  • digite o número de telefone fiabilizado (no campo que deve preencher, já estão os 3 últimos dígitos desse número);
  • clique em "recuperar senha";
  • é-lhe enviado um código de 6 dígitos por sms para o telemóvel e terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo;
  • defina a nova senha e confirme-a;
  • clique em "alterar".

A partir daí, a senha anterior é imediatamente cancelada e poderá utilizar a nova senha que definiu.

Esquecimento do e-mail, do telefone ou da sua "pergunta / resposta secreta". Como fazer?

Os passos seguintes servem para relembrar os dados que facultou às Finanças e/ou alterá-los. Aceda ao portal das Finanças, com o seu NIF e a sua password. Depois, siga os seguintes passos:

1. No menu do lado esquerdo, clique em "Dados Pessoais":

2.  Seguidamente, escolha "Dados do Portal das Finanças":

3. Surge-lhe um écran com os dados que facultou aquando da obtenção da senha de acesso às Finanças: pergunta secreta, e-mail e telefone (aqui ocultados a amarelo). Se pretendia relembrar o e-mail, ou o telefone, aí os tem.

Se não se lembra da resposta de segurança, clique em "alterar dados". Agora, tudo o que facultou às Finanças fica visível, incluindo a resposta de segurança.

Se quiser alterar, de facto, algum dos seus dados pode fazê-lo. Depois faça "Continuar". Conforme os dados que altere, os procedimentos de segurança e confirmação serão distintos.

Numa situação de urgência, em que esteja em causa o pagamento atempado de uma obrigação fiscal e esteja próximo do final do prazo, pode também recorrer à Senha na hora das Finanças.

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