Como recrutar voluntários para a sua organização é a questão que o Economias tenta responder para si de seguida. É um processo simples, mas ainda assim exigente.

Criar uma estratégia de ação

Para captar voluntários deve primeiro de tudo estipular uma política de voluntariado, decidindo que despesas serão pagas, quais os acessos a seguros a conceder, as regras de saúde e segurança, os benefícios sociais, etc.

Definir um perfil de voluntário

Depois tem de traçar um perfil para os voluntários da sua organização. Pense na faixa etária adequada para os trabalhos a realizar, nas qualidades humanas a deter, na proximidade do local, etc. Este aspeto será importante para a fase da divulgação.

Passar a palavra

Divulgue a vaga de voluntariado exaustivamente para encontrar o maior número de voluntários possível. Faça vídeos e brochuras, recolha depoimentos de antigos voluntários, recorra à imprensa local, coloque folhetos em locais estratégicos, aposte nas redes sociais e num forcing por e-mail direto, se tiver os meios para isso.

Seja positivo e apelativo na sua mensagem. No anúncio seja também claro e informativo, sabendo vender o seu peixe, ao sublinhar as regalias para o voluntário e as vantagens do voluntariado.

Marcar sessões

Realize sessões para apresentar o programa, o que é desejado dos voluntários e o que lhes é oferecido. Inclua antigos voluntários nas sessões para incentivar os novos. Entregue fichas de candidatura aos possíveis novos voluntários para os conhecer melhor.

Selecionar

Por fim selecione os voluntários que lhe pareçam mais capazes, dinâmicos e positivos.

Saiba quais são os direitos e os deveres dos voluntários.