Se por algum motivo precisa de reclamar de uma companhia de seguros, este é o método de reclamação que pode adotar.

Fazer reclamação na Seguradora

Em conflito com uma seguradora, em primeiro lugar, deve tentar resolver o conflito junto da seguradora. Esta têm uma área especial para a gestão de reclamações. Consulte a lista de contactos das seguradoras e mediadores de seguros. As reclamações por escrito devem ser feitas em 15 dias. Convém juntar dados como o número de apólice, recibos, faturas, fotocópia de documentos pessoais e de testemunhas.

Recorrer ao Instituto de Seguros

Caso não consiga resposta por parte da seguradora em 30 dias, ou esta não seja a esperada, pode recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal, a autoridade nacional responsável pela supervisão da atividade seguradora. Encontra uma página online para apresentar uma reclamação gratuita. Esta instituição pode emitir um parecer importante para a resolução do conflito.

Reclamar ao Provedor do Cliente

Outra opção é reclamar de uma seguradora no Provedor do Cliente, que analisa as reclamações e elabora recomendações às seguradoras.

Consulte os contactos do Provedor do Cliente e o site do Cimpas, onde pode apresentar um reclamação.

Contactar a Defesa do Consumidor

Outro meio disponível para reclamar de uma seguradora é junto de associações de defesa do consumidor como a DECO ou a Direção-Geral do Consumidor (neste caso visite a página Portal do Consumidor e clique em “Faça a sua reclamação”).