Como reclamar de hospitais quando o serviço não lhe agradou? Tem três meios à disposição para o fazer: Livro de Reclamações, Gabinete do Utente ou Entidade Reguladora da Saúde.

Se a qualidade do atendimento ficou aquém do aconselhado, se não gostou da assistência administrativa ou mesmo médica ou se os tempos de espera ultrapassaram os limites que considera aceitáveis, pode sempre reclamar. Escolha de que forma.

Livro de Reclamações

Não são raras as queixas de utentes nos hospitais. Na maioria dos casos não passam de desabafos, mas quem pretender esclarecimentos formais ou mesmo apuramento de responsabilidades pode optar pela reclamação formal. E nem precisa sair do local para o fazer.

Nos hospitais, como em qualquer outro serviço, é obrigatória a existência do Livro de Reclamações. Basta saber como preencher e aguardar pela resposta.

Gabinete do Utente

Para todos os utentes, mas sobretudo para os precisam de ajuda para colocar por escrito o motivo da reclamação, é também possível reclamar de hospitais recorrendo a um gabinete do utente. Além de receber as reclamações, cabe a este serviço informar os utentes sobre os direitos e deveres que se lhes assiste nestes serviços de saúde.

Entidade Reguladora da Saúde

A supervisionar todo o sector da saúde, incluindo os hospitais, está a Entidade Reguladora da Saúde (ERS). É a este organismo que pode também recorrer para reclamar de hospitais, quer sejam do sector público ou de iniciativa privada.

Se preencheu uma reclamação em papel pode fazer chegar uma cópia à ERS. Caso contrário, se escolheu apenas este meio para reclamar, deverá aceder ao portal, clicar em “serviços” e de seguida “utentes”. Dentro deste campo, basta clicar em “livro de reclamações” para abrir o formulário que poderá utilizar para reclamar de hospitais.

A partir daí é só aguardar pela resposta à sua reclamação. Mas ciente que a decisão da ERS poderá demorar, em média, três meses.

Antes de reclamar, informe-se acerca dos direitos e deveres dos utentes do SNS para averiguar se a sua queixa poderá ter fundamento.