Como procurar (e encontrar) emprego online

Eis tudo o que precisa saber sobre como e onde procurar emprego na internet hoje em dia.

Usar os melhores sites para procurar emprego

Para procurar emprego em Portugal deve visitar os melhores sites de emprego. É nestes sites que vai encontrar mais ofertas de trabalho e os anúncios mais fidedignos.

Deverá pesquisar por cargo ou por área de trabalho desejada, podendo também pesquisar por localização. É possível criar alertas para receber ofertas diariamente na caixa de correio eletrónico em sites com o Net-empregos.

Procurar emprego pelo OLX

Também pode procurar emprego em sites de classificados como o OLX. Na secção de emprego do OLX encontra milhares de ofertas por ordem cronológica (da mais recente para a mais antiga).

Pode fazer a triagem das ofertas por cargo e por localização.

Procurar emprego pelo Google

Caso não encontre o que procura nos sites de emprego pode sempre recorrer ao Sr. Google, o seu assistente pessoal na procura de emprego.

Insira o emprego que deseja na caixa de pesquisa do Google (ou diretamente na barra de endereço do navegador Google Chrome). Também pode colocar o nome da cidade onde gostava de trabalhar.

Depois deverá fazer uma triagem das ofertas clicando em “Ferramentas”, seguido de “Qualquer altura” e de “Na última semana”. Assim conseguirá conhecer as ofertas recentes existentes, colocadas online na última semana, nos variados sites da internet.

2017-01-20-1_cke.jpg

Procurar emprego nas redes sociais

Para procurar emprego no Facebook deve seguir as empresas onde gostaria de trabalhar e estar atento à divulgação de vagas. Também pode entrar em grupos de emprego e de uma determinada categoria profissional.

Já no LinkedIn deve clicar em “Vagas” para aceder às vagas existentes de momento na sua área e zona. Pode pesquisar vagas por cargo, palavra-chave ou empresa, inserindo nomes na caixa de pesquisa. Também pode escolher a zona de trabalho. Depois deve clicar em “Pesquisar”.

Depois de clicar na oferta do seu interesse poderá fazer a sua candidatura ou salvar a oferta para posteriormente fazer a candidatura.

Avaliar as ofertas de emprego

Porém, pode deparar-se com algumas falsas propostas de emprego. Deverá prestar atenção a pormenores como a falta de requisitos, a promessa de pagamento elevado ou o pedido de informações pessoais.

Pesquise sempre pela empresa do anúncio, quando lhe for disponibilizada essa informação.

Trabalhar o currículo

Uma vez encontrada uma oferta de trabalho interessante deve trabalhar o seu currículo em função dessa oferta. Destaque as suas experiências e competências mais relacionadas com o trabalho vago.

Escolha um modelo de currículo de acordo com a sua experiência e com a vaga em questão.

Agora que já encontrou um bom anúncio de emprego resta-nos desejar-lhe boa sorte!