O preenchimento do IRS offline é feito através do download do Modelo 3 no Portal das Finanças.

Preencher o IRS offline permite inserir dados calmamente sem receio de entregar uma declaração com erros ou de perder dados com a quebra da ligação, assim como permite poupar tempo, dado todo o tempo que é necessário para abrir a aplicação online da entrega do IRS.

Tenha em mente que alguns navegadores não suportam Java, sendo necessário instalar determinados navegadores para preencher o IRS online.

Download da Declaração de IRS

Para baixar a Declaração Modelo 3 do IRS deve aceder com os dados pessoais ao site Portal das Finanças e selecionar Cidadãos > Serviços > Outros Serviços > Downloads > IRS.

Também pode aceder a este link direto.

Depois tem de escolher o Modelo 3 correspondente ao seu sistema operativo (Windows em grande parte dos casos).

De seguida deve fazer a instalação da aplicação baixada e executar o programa. A partir daqui já pode preencher o IRS normalmente offline. Se desejar uma declaração pré-preenchida necessita que a internet esteja ligada.

Pode voltar a esta aplicação a qualquer altura para mudar dados e simular o IRS em diferentes situações, para descobrir quanto pode ter a receber ou a pagar de IRS sem precisar de entrar no Portal das Finanças.

De relembrar, contudo, que a entrega da declaração de IRS só fica cumprida após a submissão dos dados e da obtenção da identificação da declaração com data e hora de receção. Não deixe o prazo de entrega de IRS passar já que o atraso na entrega do IRS dá direito a multa.

Saiba como preencher o IRS.