Como Preencher o IRS em Vinte Minutos

Para preencher a declaração de IRS rapidamente deve ter alguns cuidados.

Obter senha

Tenha a senha pessoal (e do agregado familiar) à mão. Se preencher o IRS online deve-a ter guardada previamente para maior rapidez.

Se precisar veja como recuperar a senha.

Escolher suporte

Já sabe que preencher o IRS online tem vantagens como a rapidez, com os dados a serem pré-preenchidos. Instale ou atualize o JAVA com antecedência (no Mozilla Firefox ou no Internet Explorer, já que o Google Chrome não suporta Java).

Reunir documentos

Reúna todos os documentos necessários para fazer o IRS. Separe os documentos por tipos, colocando as despesas de saúde num envelope e as de educação noutro, por exemplo.

Tenha junto a si a declaração do ano passado para ajudar no preenchimento do IRS deste ano. Em caso de dúvidas consulte o glossário essencial do IRS.

Fazer contas

Some as despesas de saúde, as rendas pagas ou recebidas, os valores auferidos por trabalho realizado no ano passado, etc. Se for trabalhador independente nem precisa de fazer contas: pode descobrir rapidamente o rendimento bruto dos recibos verdes que passou no Portal das Finanças ao consultar os recibos emitidos por ano.

Inserir dados

Escolha os anexos do IRS a preencher de acordo com o tipo de rendimentos obtidos. Não se esqueça de colocar retenções na fonte, pagamentos por conta, rendas, pensões, contribuições à Segurança Social e todo o tipo de despesas dedutíveis no IRS.

Em caso de dúvidas verifique como preencher o IRS online e vasculhe as centenas de artigos sobre o IRS que o Economias contém.

Gravar, simular e submeter

Confira se os dados do empregador conferem com os seus. Coloque o NIB para uma devolução do IRS mais rápida. Grave constantemente a declaração para não perder dados inseridos. Antes de entregar deve simular a entrega da declaração para ter uma ideia de quanto tem a pagar ou receber de IRS.

Podem existir formas de diminuir o IRS a pagar e caso se esqueça de certos dados ainda pode entregar uma declaração de substituição antes do fim do prazo de entrega do IRS sem qualquer multa.