Veja como poupar em saúde sem cortar na sua qualidade. Não tem que ficar doente ou prejudicar o seu bem-estar se o seu orçamento é mais reduzido.

A receita para economizar e cuidar de um bem tão valioso como saúde, está em mudar hábitos e em apostar na prevenção. Mas concretizemos: veja algumas dicas para poupar na saúde.

Ter um alimentação saudável

Privilegie nas suas ementas a fruta, os vegetais e o peixe. São alimentos considerados mais saudáveis e que que fornecem as vitaminas e nutrientes essenciais para prevenir ou combater doenças. Esta é uma forma de simplificar a vida e poupar dinheiro.

Fazer exames de rotina

Fazer exames de rotina é outra das formas de poupar na saúde sem cortar na qualidade. Mas deve agora questionar-se de que forma já que estes exames são pagos. Sim, a maioria dos utentes deverá pagar taxas para os fazer, mas pense que é mais barato prevenir do que curar uma doença. Faça também visitas regulares ao médico.

Fazer exercício físico

Ainda no campo da prevenção dos problemas de saúde, o exercício é das melhores formas de poupar. Mais ainda se abdicar do ginásio e optar pelas corridas ou caminhadas pela zona onde vive. Além de gastar menos dinheiro, estará a evitar o aparecimento de problemas de saúde, nomeadamente cardiovasculares.

Comprar medicamentos genéricos

Se já tem algum problema de saúde e está a tratar-se, prefira os medicamentos genéricos aos de marca, sempre que exista essa alternativa no mercado. E sempre que o médico o permita na prescrição. Com um preço entre os 20 e os 35% mais baixo, usufrui da mesma qualidade, segurança e eficácia que os fármacos de referência.

Conheça mais formas de cortar nas despesas sem viver pior.

Tratar-se nas faculdades

A higiene oral e a medicina dentária são dos tratamentos que mais pesam na bolsa dos portugueses. Mas não precisa descuidar-se, podendo recorrer aos mesmos serviços a preços mais em conta se optar pelas faculdades de medicina dentária.

Renegociar o seguro de saúde

Para quem tem um seguro de saúde, também é possível poupar sem cortar na qualidade dos serviços de que usufrui. Uma das formas de reduzir os custos passa por agregar familiares à apólice. Pode ainda dispensar coberturas que habitualmente não utiliza, baixando o prémio do seguro. Ou pagar menos se o fizer apenas uma vez no ano em vez de pagamentos prestacionais.

Nesta análise, veja ainda como conseguir um seguro de saúde mais barato.