Como poupar nos manuais escolares (5 dicas úteis)

Poupar nos manuais escolares é uma das preocupações das famílias dos estudantes do ensino privado e do ensino superior, que não têm acesso a manuais escolares gratuitos. Diminua a despesa com material escolar, seguindo estas dicas para poupar na compra dos manuais escolares.

1. Comprar manuais escolares usados

Ao comprar manuais escolares usados consegue poupar cerca de 60% em livros escolares. Pode procurar por manuais escolares usados em sites de classificados e em páginas específicas para a compra e venda de manuais escolares, como por exemplo:

Conheça mais locais de compra de manuais escolares usados no artigo:

2. Trocar com outras famílias

Outra opção é o "toma lá, dá cá" dos livros escolares. Junte-se aos balcões de troca de livros existentes, entregue os livros que já são necessários e receba aqueles que lhe fazem falta. Espreite projetos e comunidades como:

3. Pedir livros emprestados

Uma excelente forma de poupar nos livros escolares é anotar uma lista de livros necessários e perguntar a familiares e a amigos se possuem estes livros para empréstimo. Se tiver familiares professores, estes podem dar uma ajuda preciosa para encontrar os livros desejados.

4. Procurar no Facebook

As redes sociais permitem ligar pessoas com interesses comuns. Se quer comprar livros, ou se tem livros para vender, faça uma pesquisa por grupos privados ou contas abertas no Facebook de compra e venda de livros e manuais escolares.

Existem páginas específicas para determinadas áreas de estudo:

5. Ficar atento às promoções

No pico do verão, as livrarias e hipermercados lançam as suas campanhas de venda dos manuais escolares. Ao comprar os manuais escolares com antecedência pode beneficiar de descontos vantajosos.

Outra forma de poupar em livros escolares é comprar online: