Para poupar no aquecimento durante o inverno deve ter alguns cuidados especiais. O aquecimento é um dos custos do inverno a ter em atenção. As dicas para poupar no aquecimento garantem-lhe uma poupança importante que pode depois canalizar para outras despesas, como o Natal.

Divisões

Inspecione as falhas nas divisões do lar. Feche todas as janelas e portas quando já não há luz natural a entrar no lar e use fita isoladora nas frinchas, para impedir que o calor fuja. Também pode colocar toalhas no chão, junto às portas. Porém, tem de ter o cuidado de verificar e garantir a ventilação no lar.

As divisões inutilizadas da casa devem estar fechadas. Use tapetes e carpetes para ajudar à manutenção do calor. Coloque mais tecidos (mantas e almofadas) nos sofás. Também pode mudar a iluminação, colocando lâmpadas de cores quentes (laranja, amarelo).

Película

Para poupar no aquecimento central coloque uma película refletora de alumínio entre o radiador e a parede. Baixe a temperatura alguns graus.

Móveis

Encher a casa de móveis e objetos ajuda a manter o calor mas esteja atento a tudo o que tapa os aquecedores e que impede a circulação do calor.

Manutenção

Limpe os aparelhos de aquecimento e faça a sua manutenção, como mudar os filtros, para otimizar o desempenho destes. Purgue os radiadores antes da sua utilização anual.

Roupa

Use roupa térmica e roupa de lã para se agasalhar melhor. Sirva-se de meias grossas e das pantufas de inverno. Utilize mantas nas pernas quando estiver parado por casa.

Alimentação

Beba chás e outras bebidas quentes. Alimente-se com sopas e pratos quentes saudáveis. O cuidado do aquecimento também passa pelo próprio organismo.