Como poupar dinheiro para comprar uma casa

Comprar casa é o sonho de muitos portugueses. As vantagens de comprar casa são variadas, como desde logo conseguir dizer que a casa pertence efetivamente ao próprio. Mas para tornar os sonhos em realidade ainda é preciso muito esforço e muita poupança.

Programar transferências

O ideal é que as despesas com a compra da casa não excedam 33% do vencimento mensal e que não existem outros empréstimos ou despesas avultadas a pagar. Para facilitar a poupança para a compra da casa é possível automatizar a transferência de uma percentagem do ordenado diretamente para esse fim.

Mudar de trabalho

Pode pedir um aumento, mas o aumento salarial, quando finalmente acontece, é sempre residual. Para obter mais rendimentos ao fim do mês será mais recomendado conseguir um novo emprego. Veja como procurar emprego mesmo estando empregado.

Ter um trabalho extra

Pode manter o trabalho que tem e ainda assim trabalhar a part-time nos fins de semana ou quando lhe for mais oportuno. Ganhar dinheiro extra é importante em alturas de aperto económico, pelo que trabalhar mais um bocado durante um certo tempo, será um mal menor (ou um mal necessário).

Rendimento extra

Não tem necessariamente de arranjar um segundo emprego para ganhar mais dinheiro e poupar para uma casa. Existem diferentes formas de conseguir dinheiro extra sem ter dois patrões à perna.

Vender artigos que não são essenciais é um exemplo de fonte de rendimentos que pode estar a menosprezar.

Corte nas despesas

Existem despesas variáveis no orçamento familiar que podem ser cortadas. Tente cortar nas grandes e nas pequenas despesas. Lembre-se que simplificar a vida permite também poupar dinheiro.

A nível de investimento pode diminuir temporariamente as contribuições para a reforma, por exemplo. Opte por conseguir liquidez a curto prazo.