Como economizar para casar é o que muitos jovens que pensam no casamento querem saber. O casamento tem um custo elevado em Portugal, pelo que neste artigo damos algumas dicas de como poupar para casar.

Planeamento

Existem várias conversas monetárias a ter antes de casar. Entre elas deveriam estar as despesas do casamento. O casal pode optar por programar transferências automáticas de uma certa percentagem do ordenado para uma conta poupança unicamente destinada a cobrir despesas do casamento.

A nível de poupança ou de investimentos, o casal pode pedir aconselhamento profissional, para obter mais rendimentos para pagar o casamento.

Convém optar por soluções financeiras que apresentem pouco risco e que possam ser resgatadas com facilidade, já que existirão despesas pontuais com o casamento.

Fazer jogo de poupança

Será necessário poupar ao máximo para o casamento e para o início da vida a dois. Entre as dicas para gerir dinheiro a dois encontram-se até formas divertidas de poupar, com jogos de competição saudável pela poupança.

Compras por mês

Será importante não realizar grandes compras todas de uma vez. Pode-se comprar um móvel por mês, ou um eletrodoméstico, por exemplo. Quanto menor for impacto do casamento no orçamento mensal do casal, melhor.

Rendimento extra

Para obter mais rendimentos para o casamento e para tudo o que o envolve, pode ser importante colocar em marcha formas de ganhar dinheiro extra.

Aprender com os outros

Uma dica final para poupar dinheiro para o casamento é aprender com os exemplos dos outros, seja por livros com dicas de poupança para o casamento ou mesmo pelos casais conhecidos que casaram recentemente.

Depois de estabelecer um plano de poupança para o casamento pode começar a pensar nas formas de poupar no casamento.