Poupar água no jardim é uma das formas de poupar dinheiro no jardim. Mas não é a única. Confira mais formas de como poupar dinheiro no jardim.

A exposição ao sol, a escolha das plantas e o sistema de rega são a base dos principais truques para economizar com a jardinagem.

Compre sementes e não plantas

Se tem um terreno, opte por comprar as sementes em vez das plantas já em vaso. São mais baratas, pode partilhar com familiares ou amigos ou até conservar para semear no ano seguinte.

Troque com os amigos

E para ter uma variedade de plantas no seu jardim não precisa comprar tudo. Opte por pedir excertos a vizinhos ou amigos e fazer o mesmo com as suas plantas para trocarem.

Aproveite a água da chuva

Independentemente da quantidade de água que as suas plantas consumam, aproveite a que é gratuita. Coloque baldes ou outros recipientes no jardim para aproveitar a água da chuva para regar o jardim.

Compostagem caseira

Para fornecer nutrientes à terra e cuidar bem das suas plantas, faça o seu próprio fertilizante. Ao fazer compostagem caseira com os resíduos do jardim e restos do lixo orgânico estará também a proteger o ambiente. Simultaneamente, vai gastar menos água a regar.

Cortar relva manualmente

Se tem um extenso terreno com relva, prefira as máquinas de corte manuais às elétricas. Vai poupar dinheiro no combustível e ainda proteger o ambiente.

Regue de manhã e à noite

Pode poupar bastante dinheiro no jardim se regar nos momentos certos. E o melhor é fazê-lo de manhã ou à noite, já que nas horas de maior calor a água que gastar depressa se evapora.

E regue apenas quando necessário, já que muitas plantas morrem por excesso de água. Pode verificar a humidade do solo recorrendo a uma pá pequena. Só precisará regar se os primeiros dez centímetros do objeto não estiverem húmidos.

Mas não é só no jardim que se gasta este tão importante recurso natural. Conheça outras formas de poupar água.