Atenção: este é um artigo para ajudar a poupar dinheiro juntamente com o cônjuge ou cara-metade, quando o orçamento é apertado. Não se trata de um artigo de como poupar nas despesas com a pessoa amada, mas sim como poupar dinheiro a dois, em equipa.

Estabelecer um objetivo

As duas pessoas precisam de estar no mesmo barco. Para isso podem estabelecer um objetivo comum, como uma viagem de sonho, por exemplo, que incentiva à poupança mútua.

Estipular um orçamento

Identificar os gastos do mês é uma das dicas essenciais para gerir o dinheiro a dois. Descobrir os gastos permite estipular um valor de poupança para cada um, de acordo com os seus rendimentos. Não se esqueçam de reunir todos os meses para rever o orçamento.

Abrir conta conjunta

Uma conta conjunta é um dos hábitos monetários dos casais saudáveis financeiramente. Ter uma única conta permite poupar em comissões bancárias e simplificar a vida, poupando tempo na consulta de contas e despesas. As despesas dos dois são também conhecidas, o que evita secretismos nos gastos.

Seguros conjuntos

O casal pode unir os seus seguros. O seguro de agregado familiar permite baixar a conta dos seguros a pagar anualmente.

IRS em conjunto ou separado

Descubram se compensa mais fazer o IRS em conjunto ou em separado. Com a reforma do IRS tornou-se possível optar pela tributação conjunta ou separada do casal.

Sair à semana

O casal pode poupar ao sair à noite durante a semana em vez do fim de semana. Será também mais tranquilo o ambiente e mais atencioso o serviço.

Almoçar fora em vez de jantar

Também é possível poupar nas saídas no fim de semana se optarem por almoçar fora em vez de jantar fora. As refeições tendem a ser mais baratas ao almoço, com menus diários especiais.

Partilhar refeições

Se fizerem questão em jantar fora, podem partilhar o mesmo prato para pagarem menos. Muitos restaurantes oferecem a opção de pratos para duas pessoas, a um preço menor.

Planear refeições

Por casa consegue-se poupar dinheiro na alimentação se as refeições forem planeadas com antecedência, em vez de se comer o que surge repentinamente na mente.

Usar cupões de desconto

Os sites de cupões de desconto oferecem enormes descontos para experiências a dois. É uma forma divertida de pouparem a dois, sendo a experiência ainda mais saborosa pela poupança obtida.

Comprar em conjunto

Também será divertido fazer um jogo de poupança no supermercado a dois, sempre à cata dos preços mais em conta.

Competir

Uma última sugestão para poupar dinheiro a dois é organizar uma competição para saber quem conseguiu poupar mais durante um mês. O vencedor merece um mimo especial por parte do vencido.