Como Poupar com o Banco

Hoje, o Economias revela-lhe como poupar com o banco. Através da gestão das suas contas e dos pagamentos. E elegendo a internet como meio preferencial.

Não há instituição bancária em Portugal que garanta gratuitidade em todos os serviços que oferece. Mesmo as que não cobram comissões acabam por cobrar anuidades de cartões e taxas pela realização de determinadas operações. Face a isto, veja como pode poupar sem deixar de recorrer ao banco.

Usar o homebanking

A internet é a receita da sua poupança com o banco. Sem perder tempo, nem gastar dinheiro, com uma deslocação, utilize os serviços de homebanking para fazer pagamentos ou transferências interbancárias. Algumas operações realizadas por este meio são gratuitas e outras mais baratas do que se fossem feitas ao balcão.

Recorrer ao multibanco

Os custos menores ou até inexistentes são também aplicáveis às operações realizadas no multibanco. Uma solução para quem não tem internet ou se sente inseguro ao aceder ao banco por este meio.

Extratos digitais

Se em algum momento precisar de um extrato bancário, não o peça ao balcão do seu banco. Certamente lhe vão cobrar uma comissão pelo serviço, quando pode consultar todas as operações gratuitamente através do multibanco ou da internet.

Aproveite as isenções

Se o seu banco lhe cobra pela gestão ou manutenção de conta, informe-se acerca das possibilidades de isenção desse pagamento. Normalmente, é um bónus na adesão a um determinado produto, como as contas especiais. Sejam dirigidas a estudantes, jovens, reformados ou emigrantes.

Utilizar os serviços mínimos

Se tem baixos rendimentos e uma só conta à ordem, pode poupar convertendo-a numa conta de serviços mínimos. Trata-se de um mecanismo legal que lhe permite realizar as operações financeiras mais comuns a um custo reduzido. No máximo, pagará por ano uma comissão de 4,85 euros, o equivalente a um por cento do Salário Mínimo Nacional.

Cartão de crédito sem anuidade

Um cartão de crédito não é muito amigo da poupança, mas se não puder abdicar dele saiba escolher de forma a poupar nesta despesa com o seu banco. O ideal é optar por um cartão sem anuidade ou com um valor mais reduzido e que tenha associada uma baixa taxa de juro. Veja, por exemplo, as condições destes 7 cartões de crédito que não cobram anuidade.