Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.

Como Pedir uma Carta de Recomendação

Para que realmente lhe seja útil na candidatura a um emprego, há que saber como pedir uma carta de recomendação. A quem e de que forma o solicitar. O Economias diz-lhe como.

Antes de explicar como pedir, começamos por o alertar de como nunca o deve fazer. Por exemplo, usando a frase “pode escrever uma carta de recomendação para mim?”

A quem pedir para escrever a carta?

O primeiro passo para pedir uma carta de recomendação que o possa ajudar a abrir portas a uma nova experiência profissional, há que saber escolher a quem o pedir.

Normalmente, a carta de recomendação é pedida a antigos professores ou a pessoas com quem se tenha trabalhado anteriormente. Mas isso não significa que todos no seu passado o possam fazer da melhor maneira. Há que escolher alguém que o conheça o suficiente e que saiba reconhecer as suas capacidades.

Como pedir?

Selecionadas as pessoas a quem poderá pedir uma carta de recomendação, faça-o de forma a que se sintam à vontade para aceder ou para recusar o pedido. Por exemplo, questionando a pessoa se conhece o seu trabalho ao ponto de lhe escrever uma boa carta de recomendação.

Tendo uma resposta positiva, não se esqueça de entregar um currículo atualizado e o máximo de informações possíveis acerca da sua experiência e competências. Tudo isso servirá de base à redação da carta de recomendação.

Se tiverem dúvidas sobre como o ajudar, mostre-lhes como fazer uma carta de recomendação.

Confira também como pedir referências profissionais.