Se é um novo utilizador, e precisa de obter a senha de acesso às Finanças, ou se pretende saber como alterar o seu código de acesso, veja como, em passos simples.

1. Aceda ao Portal das Finanças

1. Entre em https://www.portaldasfinancas.gov.pt e selecione "Registar-se":

2.  Preencha os seus dados de identificação 

Na página que lhe surge, preencha o formulário de adesão com os seus dados de identificação:

  • o seu número de contribuinte (NIF) que consta de cartão autónomo (se ainda tem BI) ou do cartão do cidadão (CC);
  • o e-mail e telefone surgem como opcionais, mas terá vantagens em fornecê-los (com eles pode modificar a senha, recuperá-la e receber alertas da AT por essa via);
  • na "pergunta secreta" e "resposta secreta", escolha algo que sabe que não vai esquecer: o seu livro preferido, cor preferida, clube, o primeiro número de telefone, etc, etc. Esta será uma pergunta de segurança que lhe será feita se um dia esquecer ou perder a sua senha de acesso;
  • a sua morada fiscal (que normalmente corresponde à sua morada habitual, e que deve estar sempre atualizada no Portal das Finanças);
  • clique em "registar".

Nota: Se, no formulário acima, selecionou telefone e e-mail, vai receber, depois do pedido de senha, dois códigos (ou apenas um, se escolheu só telefone, ou só e-mail):

  • um código por sms, para fiabilizar o seu telefone;
  • um código por e-mail, para fiabilizar o e-mail fornecido.

Estes códigos só podem ser validados / fiabilizados após receber a senha de acesso (veja mais abaixo como fazer).

A senha de acesso ser-lhe-á enviada pelo correio e costuma demorar, em média, 5 dias úteis. Se não receber neste prazo, desloque-se a um Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal, ou ligue o n.º 217 206 707 nos dias úteis, entre as 9:00h e as 19:00h, para saber o estado do seu pedido.

Assim que a receba, poderá usá-la, desde logo, em conjunto com o seu NIF. Autentique-se e escolha "Iniciar sessão":

Como fiabilizar o telefone e/ou e-mail 

Depois de iniciar sessão no Portal das Finanças, com o NIF e código de acesso que recebeu, escolha "Serviços" no menu do lado esquerdo e, no "Mapa do Sítio" do lado direito, desça até "Autenticação dos Contribuintes" e fiabilize o seu telefone e/ou e-mail.

A senha de acesso pode ser enviada por e-mail?

Não, não é possível. A senha de acesso é sempre enviada pelos CTT para a morada que consta dos registos da Autoridade Tributária.

Como alterar a senha de acesso?

No Portal das Finanças, siga os seguintes passos:

  • Iniciar Sessão (com NIF e palavra passe atual);
  • Escolha "Todos os Serviços";
  • No "Mapa do Sítio", do lado direito, desça até "Autenticação de Contribuintes";
  • Selecione: "Alterar Dados de Acesso"
  • Preencha o formulário indicando o seu NIF e a senha atual;
  • Depois, indique a nova senha e confirme-a.

A nova senha de acesso deve conter de 8 a 16 carateres, que podem ser algarismos, letras ou outros carateres. Dado que não são visíveis os carateres que digita, tenha especial atenção com as maiúsculas / minúsculas e com algarismos. 

Pode também interessar-lhe Como recuperar a senha das finanças.

Se possui cartão do cidadão e vai mudar a sua morada, veja Como alterar a morada fiscal no cartão do cidadão e confirmar a alteração de morada. Mas, se não tem cartão do cidadão, pode alterar a morada no Portal das Finanças. Veja aqui Como atualizar a morada fiscal.

Paula Vieira
Paula Vieira

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É consultora em processos de fusão e aquisição de empresas, finanças e gestão.