Como pedir referências profissionais

Pedir referências profissionais pode ser uma forma de diferenciação no processo de candidatura. Apesar de cair em desuso a colocação de referências no curriculum vitae, pode sempre optar por dar algumas referências profissionais ao recrutador ou manter algumas referências na manga para o caso do recrutador investigar o seu historial. Para isso deve saber como pedir referências aos antigos empregadores.

1. Escolher as pessoas ideais

Terá certamente uma maior ligação com certas pessoas nos antigos trabalhos. O importante é escolher pessoas que tenham uma boa imagem do seu trabalho, pois só as boas referências abonam a seu favor: mesmo uma referência mediana pode ser-lhe prejudicial.

Junte duas ou três referências que possam testemunhar o seu bom trabalho, mas mantenha um par de referências em plano B, caso sejam necessárias referências para certos cargos e tarefas. Pense em superiores, colegas de trabalho, clientes, parceiros, professores, etc.

2. Selecionar os melhores meios

Pode pedir referências por meios indiretos como email e telefone para deixar as pessoas confortáveis quanto ao pedido, ou então cara à cara, para recordar à sua referência a sua pessoa e demonstrar mais interesse em obter uma resposta.

3. Fazer o pedido subtilmente

Deve pedir referências de forma subtil, para não causar constrangimentos na pessoa que recebe o pedido. Pode por exemplo perguntar:

  • se a pessoa se sentiria confortável em servir de referência na sua procura de emprego;
  • se a pessoa terá tempo e disponibilidade para servir de referência a curto prazo;
  • se a pessoa conhece bem o seu trabalho e lhe pode servir como referência.

Quando receber recusas agradeça na mesma pela atenção e passe para a próxima opção de referência. Utilize apenas pessoas interessadas como referência, para não apresentar referências neutras ou pouco entusiastas.

Pode também pedir uma carta de recomendação às suas referências. Tenha à mão um currículo ou um resumo de tópicos para relembrar o seu trabalho à sua referência e facilitar-lhe a tarefa.

Peça os contactos preferenciais da sua referência e também autorização para ser contactada. Nunca utilize referências sem o consentimento destas, pois a situação será desconfortável para todos e prejudicial ao candidato.

Não se esqueça de agradecer à sua nova referência pela ajuda e de atualizar os contactos da referência ao longo do tempo.