Como Pedir Referências de um Candidato

Procurar referências de um candidato pode fazer a diferença entre uma boa e uma má contratação. Para pedir referências de um candidato pode utilizar os contactos disponibilizados no currículo especificamente para tal ou contactar diretamente a empresa do candidato na falta de referências específicas.

Meio de contacto

Pode utilizar o email ou o telefone para pedir referências, sendo que em ambos os casos deve ter um pequeno questionário preparado para fazer ao seu interlocutor.

Questionário

Pode fazer um questionário a pedir a classificação do trabalhador de 0 a 5 em diferentes tarefas relevantes ou então um questionário aberto, a inquirir sobre determinados aspetos que considera essenciais para o cargo.

Pedir referências

Deve começar por apresentar-se, dizendo quem é e a que empresa (e departamento) pertence. Depois refira que está a proceder a um processo de recrutamento e se seria possível obter referências sobre um candidato que trabalhou nessa empresa junto de uma pessoa com autoridade para isso.

Essas referências seriam obtidas pela aplicação de um breve questionário. Entre os vários assuntos que pode versar neste seu contacto destacam-se:

  • o período de trabalho do candidato
  • o cargo do candidato
  • as tarefas do candidato
  • a qualidade do trabalho do candidato
  • a razão de saída da empresa
  • se contrataria o trabalhador novamente

Desta forma é possível conhecer melhor o candidato e garantir que as informações constantes do currículo correspondem à realidade. Agradeça a atenção disponibilizada.