Como Pagar o IMI se é Residente no Estrangeiro

Se é residente no estrangeiro confira como pode pagar o IMI do imóvel que tem em Portugal. Pagar o IMI no estrangeiro não é complicado. O pagamento de IMI pode ser efetuado via home banking.

A consulta dos documentos de cobrança esta disponível online no Portal das Finanças. O contribuinte deve selecionar a opção "Cidadãos" e de seguida “Serviços” > “Consultar” > “Imóveis” > “Notas Cobrança”.

Representante fiscal em Portugal

Para o recebimento dos documentos de cobrança de IMI, e para o pagar o IMI pelos meios disponíveis, o residente no estrangeiro deve nomear um representante com domicílio fiscal em Portugal. Isto pode ser feito nos serviços de finanças, no serviço de apoio ao contribuinte ou online, no Portal das Finanças.

Segundo a AT, os contribuintes residentes no estrangeiro, e os que, embora residentes em Portugal, se ausentem deste território por período superior a seis meses, bem como as pessoas coletivas e outras entidades legalmente equiparadas que cessem a atividade, devem, para efeitos tributários, designar um representante com residência em território nacional.

A designação de representante é facultativa, relativamente a não residentes de, ou a residentes que se ausentem para, Estados membros da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu (neste último caso desde que esse Estado membro esteja vinculado a cooperação administrativa no domínio da fiscalidade equivalente à estabelecida no âmbito da União Europeia).

Confira ainda os prazos de pagamento do IMI.