Se a matrícula do seu carro está a fazer anos, está na altura de obter a referência multibanco para pagamento do IUC.
A "referência multibanco" é um conjunto de códigos numéricos que permite pagar o imposto no multibanco. No multibanco apenas se paga. E a referência para pagamento só se obtém no Portal das Finanças. Se não tem acesso, desloque-se a um Serviço de Finanças com os seus documentos de identificação e do seu automóvel.
Vamos então ao Portal das Finanças obter a referência para pagamento do IUC. Aceda aqui.
Passo 1: na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços":
Passo 2: da lista que lhe é exibida à direita, desça até encontrar "IUC" e clique em "Entregar ano corrente":
Passo 3: na página que encontra, selecione a categoria do veículo cujo IUC quer pagar (selecionámos "Pesquisa Ligeiros e Motociclos"). De seguida, faça "Pesquisar" abaixo, na mesma página:
Passo 4: é-lhe mostrado o veículo ou a lista de veículos de que é proprietário. Selecione a matrícula colocando um visto na caixa à esquerda da matrícula respetiva. Clique em "Emitir", mais abaixo, à esquerda, na página:
Passo 5: na página seguinte, desça até encontrar o quadro de "Veículos por emitir". Clique em "Emitir para pagamento" para obter o documento com os dados necessários:
Passo 6: clique em "Emitir" à pergunta que lhe surge nesta janela:
Passo 7: na nova página, desça até encontrar o quadro de "Veículos emitidos". Clique em "Imprimir documento":
Passo 8: na barra inferior do seu computador vai-lhe surgir um documento chamado "guiapagamentoIUC.pdf". Imprima e/ou grave no seu computador. Saia do Portal das Finanças. O processo está concluído.
Para gravar, clique com o lado direito do rato e faça "guardar como" ou clique na seta do canto superior do écran do seu computador e faça "transferir/download".
O documento que vai obter será idêntico a este:
- 2 páginas, a 1.ª com os dados para pagamento e a 2.ª com os dados para pagamento (novamente):
- no final da 2.ª página, a demonstração da liquidação do imposto (as parcelas que o constituem):
Se pretende saber mais sobre a sua demonstração de liquidação do IUC, consulte também Tabelas do IUC 2023 e IUC 2023: saiba quanto vai pagar o seu veículo.
Agora, vai poder pagar o IUC do seu automóvel no multibanco, no seu banco / homebanking, nos CTT, ou nas secções de cobrança dos Serviços das Finanças.
Tome nota: a referência multibanco para pagamento do IUC fica disponível a partir do 1.º dia do mês anterior ao mês de aniversário da matrícula e a data limite para pagamento é o último dia do mês de aniversário da matrícula.
Se tem dúvidas sobre o valor do seu IUC, saiba como contactar a Autoridade Tributária em Atendimento telefónico das Finanças.
Como pagar o IUC no multibanco
Para pagar o seu IUC numa caixa Multibanco (ATM), siga os seguintes passos:
- Insira o seu cartão bancário na máquina.
- Marque o seu código pessoal.
- No menu principal que lhe surge, escolha "Pagamentos e outros serviços".
- No écran seguinte, escolha "Estado e setor público".
- No menu seguinte, escolha "Pagamentos ao Estado".
- Depois, insira a referência multibanco do pagamento, constante do documento (15 dígitos assinalados no seu documento como "referência para pagamento") e confirme.
- Digite o valor a pagar que consta do seu documento e confirme.
- Guarde o talão comprovativo da operação.
Como pagar o IUC através do seu homebanking
Todos os bancos têm menus diferentes e funcionalidades distintas no seu portal de homebanking.
Escolhemos o BPI como exemplo. Siga estes passos:
- Escreva o endereço do Bpi Net na barra de endereços do google (nunca siga um link prévio por questões de segurança, quando acede ao seu homebanking): www.bpinet.pt.
- Digite as credenciais de acesso e entre.
- Na coluna a laranja da esquerda, selecione "Pagar".
- Na página seguinte, na barra de cima, escolha "Estado".
- Na página para inserção dos dados, digite a referência e o valor que consta do seu documento de pagamento; no campo "Descrição" pode colocar "IUC", mas é opcional.
- Clique em continuar.
- Deve receber agora um sms (do n.º 4800) com um código de validação da operação que deve ser inserido no campo respetivo.
- No final, surge um écran com o resumo da sua operação e com a mensagem de que "a operação foi registada no Serviço BPI Net de acordo com os seus dados (...)".
Como obter o comprovativo de pagamento do IUC no Portal das Finanças
Para confirmar que a sua situação tributária está regularizada quanto ao IUC, aceda novamente ao Portal da AT (espere alguns dias para o fazer, após o pagamento).
- escolha Todos os Serviços > IUC > Consultar > Consultar situação veículos;
- agora, selecione o ano e clique em "Documentos":
- surge-lhe um documento como este, com os dados do seu IUC:
- na mesma página, mais abaixo, tem a possibilidade de imprimir / gravar a certidão (comprovativo), caso o pretenda. Clique em "Imprimir":
- um documento como este foi descarregado para o seu computador. Abra-o e, se pretender, imprima-o e/ou grave-o:
Atualmente, não é necessário colocar o comprovativo de pagamento no vidro do seu veículo. Mas guarde-o, com os demais documentos do seu automóvel.
Pagamento do IUC por débito direto
Tal como outras entidades, também a Autoridade Tributária e Aduaneira permite o débito direto no pagamento de impostos e o IUC é um deles. Depois de acionar a modalidade de débito direto, o valor devido será automaticamente retirado da sua conta, evitando esquecimentos.
Para poder efetuar o pagamento de IUC por débito direto, terá de reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:
- o(s) veículo(s) estar(em) integrado(s) nas categorias A, B ou E;
- ser o proprietário do(s) veículo(s);
- ser um contribuinte singular;
- o(s) veículo(s) não estar(em) sujeito(s) a qualquer regime de locação.
Para começar a pagar os seus impostos por débito direto, aceda ao Portal das Finanças, com as suas credenciais de acesso. Depois:
- na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços". Da lista que lhe é exibida à direita, desça até encontrar "Débito direto" e clique em "Pedido de adesão";
- surge-lhe a página de "Pesquisa de autorizações ativas" e, no canto inferior direito dessa página, clique na caixa verde "Novo pedido de adesão";
- na nova página de "Adesão ao débito direto" deve escolher a finalidade no campo respetivo, IRS, IMI ou IUC (por defeito, o IBAN considerado será o registado no cadastro da AT e deverá seguir os passos indicados de confirmação de dados e do próprio pedido; se pretender alterar o IBAN deve seguir as instruções apresentadas nessa mesma página).
Se esqueceu o prazo do IUC, veja como pode fazer o pagamento de IUC em atraso.
Saiba também como Pagar o IUC pela matrícula.