Se a matrícula do seu carro está a fazer anos, está na altura de obter a referência multibanco para pagamento do IUC. 

A "referência multibanco" é um conjunto de códigos numéricos que permite pagar o imposto no multibanco. No multibanco apenas se paga. E a referência para pagamento só se obtém no Portal das Finanças. Se não tem acesso, desloque-se a um Serviço de Finanças com os seus documentos de identificação e do seu automóvel. 

Vamos então ao Portal das Finanças obter a referência para pagamento do IUC. Aceda aqui.

Passo 1: na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços":

Passo 2: da lista que lhe é exibida à direita, desça até encontrar "IUC" e clique em "Entregar ano corrente":

Passo 3: na página que encontra, selecione a categoria do veículo cujo IUC quer pagar (selecionámos "Pesquisa Ligeiros e Motociclos"). De seguida, faça "Pesquisar" abaixo, na mesma página:

Passo 4:  é-lhe mostrado o veículo ou a lista de veículos de que é proprietário. Selecione a matrícula colocando um visto na caixa à esquerda da matrícula respetiva. Clique em "Emitir", mais abaixo, à esquerda, na página:

Passo 5: na página seguinte, desça até encontrar o quadro de "Veículos por emitir". Clique em "Emitir para pagamento" para obter o documento com os dados necessários:

Passo 6: clique em "Emitir" à pergunta que lhe surge nesta janela:

 

Passo 7: na nova página, desça até encontrar o quadro de "Veículos emitidos". Clique em "Imprimir documento":

Passo 8: na barra inferior do seu computador vai-lhe surgir um documento chamado "guiapagamentoIUC.pdf". Imprima e/ou grave no seu computador. Saia do Portal das Finanças. O processo está concluído.

Para gravar, clique com o lado direito do rato e faça "guardar como" ou clique na seta do canto superior do écran do seu computador e faça "transferir/download".

O documento que vai obter será idêntico a este:

  • 2 páginas, a 1.ª com os dados para pagamento e a 2.ª com os dados para pagamento (novamente):

  • no final da 2.ª página, a demonstração da liquidação do imposto (as parcelas que o constituem):

Se pretende saber mais sobre a sua demonstração de liquidação do IUC, consulte também Tabelas do IUC 2022 e IUC 2022: saiba quanto vai pagar o seu veículo.

Agora, vai poder agora pagar o IUC do seu automóvel no multibanco, no seu banco / homebanking, nos CTT, ou nas secções de cobrança dos Serviços das Finanças.

Tome nota: a referência multibanco para pagamento do IUC fica disponível a partir do 1.º dia do mês anterior ao mês de aniversário da matrícula e a data limite para pagamento é o último dia do mês de aniversário da matrícula.

Se tem dúvidas sobre o valor do seu IUC, saiba como contactar a Autoridade Tributária em Atendimento telefónico das Finanças.

Como pagar o IUC no multibanco 

Para pagar o seu IUC numa caixa Multibanco (ATM), siga os seguintes passos:

  1. Insira o seu cartão bancário na máquina.
  2. Marque o seu código pessoal.
  3. No menu principal que lhe surge, escolha "Pagamentos e outros serviços".
  4. No écran seguinte, escolha "Estado e setor público".
  5. No menu seguinte, escolha "Pagamentos ao Estado".
  6. Depois, insira a referência multibanco do pagamento, constante do documento (15 dígitos assinalados no seu documento como "referência para pagamento") e confirme.
  7. Digite o valor a pagar que consta do seu documento e confirme.
  8. Guarde o talão comprovativo da operação.

Como pagar o IUC através do seu homebanking

Todos os bancos têm menus diferentes e funcionalidades distintas no seu portal de homebanking.

Escolhemos o BPI como exemplo. Siga estes passos:

  1. Escreva o endereço do Bpi Net na barra de endereços do google (nunca siga um link prévio por questões de segurança, quando acede ao seu homebanking): www.bpinet.pt.
  2. Digite as credenciais de acesso e entre.
  3. Na coluna a laranja da esquerda, selecione "Pagar".
  4. Na página seguinte, na barra de cima, escolha "Estado".
  5. Na página para inserção dos dados, digite a referência e o valor que consta do seu documento de pagamento; no campo "Descrição" pode colocar "IUC", mas é opcional.
  6. Clique em continuar.
  7. Deve receber agora um sms (do n.º 4800) com um código de validação da operação que deve ser inserido no campo respetivo.
  8. No final, surge um écran com o resumo da sua operação e com a mensagem de que "a operação foi registada no Serviço BPI Net de acordo com os seus dados (...)".

Como obter o comprovativo de pagamento do IUC no Portal das Finanças

Para confirmar que a sua situação tributária está regularizada quanto ao IUC, aceda novamente ao Portal da AT (espere alguns dias para o fazer, após o pagamento). 

  • escolha Todos os Serviços > IUC > Consultar > Consultar situação veículos
  • agora, selecione o ano e clique em "Documentos":

  • surge-lhe um documento como este, com os dados do seu IUC:

  • na mesma página, mais abaixo, tem a possibilidade de imprimir / gravar a certidão (comprovativo), caso o pretenda. Clique em "Imprimir":

  • um documento como este foi descarregado para o seu computador. Abra-o e, se pretender, imprima-o e/ou grave-o:

Atualmente, não é necessário colocar o comprovativo de pagamento no vidro do seu veículo. Mas guarde-o, com os demais documentos do seu automóvel. 

Pagamento do IUC por débito direto

Tal como outras entidades, também a Autoridade Tributária e Aduaneira permite o débito direto no pagamento de impostos e o IUC é um deles. Depois de acionar a modalidade de débito direto, o valor devido será automaticamente retirado da sua conta, evitando esquecimentos.

Para poder efetuar o pagamento de IUC por débito direto, terá de reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • o(s) veículo(s) estar(em) integrado(s) nas categorias A, B ou E;
  • ser o proprietário do(s) veículo(s);
  • ser um contribuinte singular;
  • o(s) veículo(s) não estar(em) sujeito(s) a qualquer regime de locação.

Para começar a pagar os seus impostos por débito direto, aceda ao Portal das Finanças, com as suas credenciais de acesso. Depois:

  • na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços". Da lista que lhe é exibida à direita, desça até encontrar "Débito direto" e clique em "Pedido de adesão"
  • surge-lhe a página de "Pesquisa de autorizações ativas" e, no canto inferior direito dessa página, clique na caixa verde "Novo pedido de adesão";
  • na nova página de "Adesão ao débito direto" deve escolher a finalidade no campo respetivo, IRS, IMI ou IUC (por defeito, o IBAN considerado será o registado no cadastro da AT e deverá seguir os passos indicados de confirmação de dados e do próprio pedido; se pretender alterar o IBAN deve seguir as instruções apresentadas nessa mesma página).

Se esqueceu o prazo do IUC, veja como pode fazer o pagamento de IUC em atraso

Saiba também como Pagar o IUC pela matrícula.