Como obter referência para pagamento do IUC

No Portal das Finanças ou numa repartição. Eis como pode obter referência para pagamento do IUC. Se está na hora de pagar o Imposto Único de Circulação, ao qual chamávamos de selo do carro, veja como conseguir os dados necessários.

Se a matrícula do seu carro está prestes a fazer anos, está na altura de emitir o IUC no Portal das Finanças ou numa repartição do Fisco. Pode depois pagar o IUC nas Finanças, nos CTT, no Multibanco ou através do homebanking.

Utilize um simulador de IUC para conferir o valor a pagar de IUC e consulte online o valor do IUC a pagar.

Pagamento de IUC pelo Portal das Finanças

Se já tem uma senha de acesso ao Portal das Finanças, tem o trabalho facilitado. Basta iniciar a sessão com o Número de Identificação Fiscal (NIF) e respetiva password. No campo “Serviços”, selecione “Pagar” e depois “Imposto Único de Circulação – Ano Corrente”.

O quadro seguinte com que será confrontado vai questioná-lo acerca da categoria de veículo cujo IUC quer liquidar: Ligeiros e Motociclos, Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500kg ou Embarcações de recreio e Aeronaves. Ao selecionar a categoria em que se encaixa a viatura, aparece de imediato um outro quadro com indicação da(s) viatura(s) de que é proprietário, data limite de pagamento e valor do IUC. Se na coluna “Situação da nota” não lhe aparecer “Paga”, clique mais abaixo em “Emitir” de forma a emitir o Documento para Pagamento do Imposto.

Neste documento vai encontrar a referência para pagamento, a importância a pagar e a data limite para o fazer. Pode usar estes dados para efetuar o pagamento do IUC.

Online, pode ainda fazer o pagamento de IUC em atraso.

IUC nos Serviços de Finanças

Se continua a preferir o atendimento presencial, pode optar por se deslocar a uma repartição de Finanças para pagar o IUC. Neste caso, não só obtém a referência para pagamento como pode de imediato liquidar o imposto.

O IUC não é a única despesa que terá com o seu carro. Veja estes 10 custos esperados e inesperados de conduzir.

Saiba quando deixa de pagar IUC.