Como Obter Feedback dos Clientes

Obter feedback dos clientes é importante para o sucesso da empresa, dado serem estes o ganha pão da empresa e os que melhor conhecem o funcionamento e a qualidade de um produto ou serviço, podendo fornecer dados fulcrais para o desenvolvimento do negócio. Para conseguir descobrir o que está a resultar ou não no negócio e como o melhorar, é preciso estar atento ao feedback dos clientes.

Promoções

A forma mais agradável de obter feedback por parte dos clientes passa por estabelecer campanhas de promoções junto destes. Convide-os a responder a um inquérito e sorteie um produto entre os participantes. Pode ainda garantir pequenos brindes a todos os que responderem. Este é um método que consegue um bom número de respostas por parte dos clientes.

Pós-venda

O serviço pós-venda é uma excelente oportunidade para se conseguir o tão precioso feedback. Isto permite saber o que o cliente pensa sobre um produto e ainda demonstrar que a empresa se importa com o que o cliente tem a dizer.

Classificação

Se a empresa faz envios pelo correio pode acompanhar a entrega dos produtos e pedir feedback da entrega e do produto em si ao seu consumidor.

Telefonemas

Existe ainda a opção de telefonar aos clientes para fazer um breve inquérito de satisfação. Este método tem porém dois inconvenientes: o seu preço e o facto de estar a importunar o cliente.

Aplicações

Como um método gratuito existe o feedback por aplicação. Existem várias aplicações que permitem obter o feedback dos clientes depois de criar questionários e sondagens. São exemplos as seguintes apps simples e gratuitas:

Estes meios de obter feedback por parte do cliente devem ser usados estrategicamente. Leia agora como conseguir obter feedback dos clientes de uma forma eficaz.