Para obter certidões de IRS em poucos segundos deve entrar no Portal das Finanças com os seus dados pessoais.

Como obter o comprovativo da declaração?

Se entregou o IRS pela internet pode obter um comprovativo legal da entrega no Portal das Finanças. Para imprimir o comprovativo selecione Cidadãos > Serviços > Obter > Comprovativos > IRS > Declaração.

O comprovativo não estará disponível enquanto a declaração não for considerada válida.

Como obter certidões de liquidação do IRS?

A certidão de liquidação do IRS é um documento que comprova a demonstração da liquidação e que reúne todos os elementos do cálculo do imposto.

Para conseguir uma certidão de liquidação de IRS pela internet o contribuinte deve selecionar:

Cidadãos > Serviços > Obter > Certidões > Efetuar pedido > Liquidação de IRS.

É necessário escolher o ano para gerar a certidão e imprimir a mesma.

A certidão emitida via eletrónica contém na sua parte inferior uma caixa com o nome “Elementos para validação da certidão”. Esta permite à entidade destinatária do documento comprovar a sua autenticidade, utilizando a opção:

Cidadãos > Serviços > Obter > Certidões > Validação de Documento. Basta inserir os elementos sem necessidade de qualquer autenticação.

Pode ainda consultar o seu IRS online.