Como obter a Central de Responsabilidades de Crédito

Obter a Central de Responsabilidades de Crédito é muito fácil, Pode fazê-lo:

- Através do site do Banco de Portugal: deve aceder à área de Particulares ou Empresas, conforme o caso, e realizar autenticação válida (utilizando os dados de acesso ao Portal das Finanças, no caso de Particulares e Empresas, ou utilizando cartão do cidadão, caso possua o leitor de cartões, software necessário e PIN). Desta forma a emissão do documento é imediata. 

- Através de pedido por escrito, que pode entregar pelo correio ou nos balcões do Banco de Portugal. Caso o pedido seja enviado por correio e solicitada a devolução do mapa pelo mesmo meio, o pedido deve ser acompanhado de cópia autenticada do Cartão do Cidadão. No caso de ser entregue presencialmente a identidade do solicitante é confirmada pela apresentação do Cartão do Cidadão. 

O que se pode consultar no mapa de Responsabilidades de Crédito?

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é um um sistema que concentra as informações sobre os seus créditos, efetivos (empréstimos contraídos) ou potenciais (como o saldo não utilizado de um cartão de crédito). No mapa das Responsabilidades de Crédito constam o nome da entidade que concedeu o empréstimo, o nível de responsabilidade (individual ou conjunta), o tipo de produto financeiro, o prazo (inicial e em falta), a situação do crédito (regular , potencial ou em incumprimento), o valor da prestação mensal e o saldo total. 

A CRC contém também informações sobre declarações de insolvência, de particulares ou empresas, decretadas pelo Tribunal. 

Quem pode aceder à Central de Responsabilidades de Crédito?

Apenas o próprio ou a quem tenha poderes para o representar.

As entidades participantes podem aceder à informação centralizada dos seus clientes de crédito, de forma agregada (apenas os totais em dívida e os montantes por regularizar), ou ainda de potenciais clientes que realizem um pedido de crédito e forneçam autorização para o efeito. 

A Central de Responsabilidades de Crédito é a "Lista Negra"?

Não. A verdade é que não existe uma "lista negra". Este é um sistema onde contam as responsabilidades de crédito assumidas, a partir de um valor de 50 Euros, estejam ou não em incumprimento. É possível constar desta lista sem nunca ter estado em situação de incumprimento de um crédito.