O salário pode ser a droga mais viciante que existe. Por causa dele faz-se muita coisa indesejada e se anda infeliz. Trabalho, patrão e dinheiro é uma tríade que pode levar a pessoa à loucura, mas como o dinheiro não cai do céu, há que trabalhar e sujeitar-se ao que não se quer. O objetivo deste artigo do Economias é meramente chamar a atenção para o facto de que a vida não é só trabalho e sacrifício.

Trabalho

No início da pirâmide da infelicidade está o trabalho, pelo que deve procurar um trabalho que goste de fazer. Fazer o que não se gosta é um cancro que se forma e se desenvolve lentamente ao longo dos tempos. Esta é uma razão para se despedir e seguir o seu sonho: a sua saúde. O trabalho é uma das principais causas de depressão conhecidas. De muito trabalho pode surgir um esgotamento nervoso. Não seja um workholic inveterado.

Chefe

Não ser apreciado no trabalho é a razão número para a demissão do trabalhador. Quem não o aprecia é o chefe, que regra geral exige muito do trabalhador e não lhe dá um simples feedback positivo sobre o seu trabalho. Um chefe é uma pressão constante nos ombros, de se produzir, de se atingir objetivos, de se ser julgado, etc.

Faça este exercício. Quantos vezes o seu patrão já lhe tirou o sono e o tirou do sério? Quantas vezes já se preocupou com que este apareça no seu lugar? Quantas vezes já pensou em responder torto ao seu chefe? Se ele lhe fizesse bem, certamente não se preocuparia com tudo isto.

Dinheiro

Mesmo depois de se ter dinheiro e de se comprar o que se quer, a pessoa continua infeliz e a querer comprar mais. Ser rico traz desvantagens. Até os ricos sofrem por dinheiro, muitas vezes até em maior escala. Os estudos indicam que as pessoas que priorizam os bens materiais e a riqueza pessoal estão mais sujeitas a sofrer de ansiedade, stress, depressão e a abusar de drogas.

Continue a trabalhar enquanto não ganha o Euromilhões, mas seja seletivo quanto ao trabalho que faz, à forma como ganha dinheiro. Pode até escolher ser o seu próprio patrão, evitando desde logo complicações com este elemento da pirâmide da infelicidade.