Terá de estar preparado para negar um aumento salarial sem desencorajar o trabalhador, sempre que receber uma solicitação de aumento salarial a seus olhos imerecida. Ter trabalhadores motivados no trabalho e sedentos de trabalhar melhor é sempre uma mais-valia para a empresa.

Dar uma explicação honesta e incentivar

Por mais simples que seja dizer um não, é necessário ter uma explicação simples na manga para essa nega. As explicações para negar um pedido de aumento podem ser variadas: mau momento financeiro da empresa, orçamento anual fechado, desempenho do trabalhador abaixo do esperado, etc.

O importante é dar uma explicação sincera para a recusa do pedido de aumento salarial e ao mesmo tempo dar a entender ao trabalhador que enquanto patrão você quer que ele seja feliz no trabalho e bem-sucedido. Frases como “eu acredito em ti” e “o teu trabalho é muito apreciado” são essenciais para manter a motivação do trabalhador. Um trabalhador pode não merecer hoje uma promoção, mas amanhã sim. Compete ao chefe descortinar um pouco do que se pode fazer para lá chegar.

Falar no esquema de promoções e nos objetivos

Deverá manter a todo custo o trabalhador motivado para pedir um novo aumento salarial no futuro. Isto implica falar sobre o esquema de promoções da empresa, sobre o situação atual dos negócios e sobre os objetivos pessoais a alcançar pelo trabalhador em questão.

O patrão é o primeiro coach que o trabalhador tem. Um chefe é a pessoa mais indicada para dizer ao trabalhador que qualidades e capacidades ele tem de desenvolver no trabalho para conseguir subir de nível internamente. Dê sugestões de trabalho ao colaborador e deixe-o fazer as suas escolhas para trabalhar com autonomia e motivação.

No futuro será necessário acompanhar o trabalho do colaborador com atenção e dar um feedback deste trabalho para o incentivar.