Por: João Paulo Moura

Como mudar de carreira aos 30

Mudar de profissão é uma obrigação de quem não se sente feliz e realizado no trabalho. A mudança de carreira aos 30 pode mesmo ser fulcral para todo o futuro profissional e para o bem estar pessoal.

Mudar ou não mudar? Eis a questão...

O profissional deve ter a certeza que mudar de carreira é o que ele quer e necessita. Por vezes torna-se difícil descobrir o que há de errado na vida. Pode tratar-se apenas de uma questão temporária de falta de motivação no trabalho. Quando a vida profissional for claramente a razão da infelicidade pessoal, aí sim convém avançar com uma mudança de planos. Veja os sinais de que estagnou na carreira.

Conheça as vantagens de trabalhar muito tempo no mesmo local.

Compare com as desvantagens de trabalhar muito tempo no mesmo sítio.

Investir é uma obrigação

Como mudar de carreira aos 30 não é fácil. Exige investimento pessoal e dedicação. Apesar do nível de conhecimento pessoal, é necessário receber uma formação específica na nova área de carreira, de cursos a pós-graduações, a mestrados, etc. Isto exige um investimento monetário e temporal considerável. Para sentir o retorno, a pessoa pode ainda ter de esperar algum tempo.

Estar certo do propósito

A pessoa deve mudar para uma carreira alinhada com o seu objetivo de vida, talento e visão pessoal do mundo. Nesta fase da vida ela já se deve conhecer bem e saber escolher a área a seguir, pelo que a escolha não será difícil. É importante contudo escolher uma área com mercado e onde a concorrência não afogue a sua candidatura.

Criar e alargar a rede de contactos

Mudar de carreira implica entrar num novo mundo e fazer uma nova rede de contactos. Aqui importa ser o mais social possível, frequentando os vários tipos de eventos, formações e círculos relacionados com a área. Conhecer pessoas da área desejada ajuda a tomar conhecimento da realidade e a perceber se é mesmo este o caminho a seguir.  

Peça no entanto referências a antigos chefes e colegas de trabalho para conferir mais credibilidade ao seu currículo, apesar da experiência ser noutros campos de ação.

Mudar de imagem

Consoante a mudança, poderá ter de refazer a sua imagem: online, nas redes sociais e sites pessoais; e offline, nos cartões de visita e mesmo no guarda-roupa.

Encontrar um mentor

A família e os amigos podem interferir emocionalmente na sua escolha de mudança de carreira. Se necessitar de uma ajuda externa isenta e determinante pode recorrer a um coach pessoal. Além de um coach pode procurar um mentor que o ajude a manter a motivação e a alcançar os seus propósitos.  

Se já está na casa dos 40 pode consultar o artigo mudança de carreira aos 40.