Como mostrar que é um bom líder

A liderança é imprescindível para qualquer organização ter sucesso. Mas mais do que exercê-la, é preciso mostrar que é um bom líder para que a restante equipa o reconheça e se sinta motivada a vestir a camisola.

1. Envolver-se com toda a equipa

Seja qual for o tipo de líder, quer tenha qualidades inatas ou adquiridas ao longo da vida, estas só vão surtir efeito na empresa se o demonstrar perante os outros. Por isso, o primeiro passo é envolver-se com os colegas, é estar onde está o trabalho, onde surgem os problemas. Desta forma, e na hora certa, poderá mostrar aos outros que tem solução para eles, que é capaz de ultrapassar os obstáculos e de ensinar os outros a fazê-lo.

Saiba como ganhar a confiança de uma equipa e como criar um espírito de equipa no trabalho.

2. Querer sempre mais

Mostrar que é um bom líder passa também por não se acomodar, por assumir riscos no quotidiano da empresa, com vista ao seu crescimento. Implica estar aberto a novos desafios e fazer com que toda a equipa os sinta como os seus próprios desígnios. Os empreendedores de sucesso querem sempre mais.

3. Estar motivado e motivar

Neste envolvimento de todos, a palavra-chave é a motivação. E que melhor motivação podem ter os colaboradores senão a do seu líder? Mostre-lhes que confia no projeto, que acredita que vai prosperar. Mas, acima de tudo, demonstre que está ciente de que não faz esse caminho sozinho, mas com toda a equipa que o rodeia. Esta é uma das diferenças entre ser chefe e ser líder.

No fundo, mostrar que é um bom líder implica pôr em prática as principais características da liderança dentro da empresa, desde que não se limite ao espaço do seu escritório. Porque a empresa é mais do que isso. Porque a empresa é toda uma equipa e é essa equipa que triunfa se souber coloca-la no caminho certo.