Pode melhorar as finanças aos poucos, com um pouco de tempo e esforço todos os dias. Um pequeno arranjo por dia e ao final de uma semana já consegue ver a diferença e melhorar a sua situação financeira.

Dia 1 – transferências automáticas

Quer comprar um carro novo, planear umas férias longínquas ou poupar para a reforma? Faça as contas de quanto dinheiro precisa poupar por mês para isso e direcione esse montante para sair automaticamente do seu ordenado para uma conta poupança.

Dia 2 – orçamento

Faça um orçamento para ajudar à gestão do dinheiro e saber onde consegue melhorar as poupanças. Depois de identificar os gastos pode descobrir onde cortar nas despesas e melhorar as finanças pessoais.

Dia 3 – assinaturas

Mergulhe em todas as suas assinaturas. Das revistas à televisão por cabo, do seguro automóvel ao telemóvel, do ginásio à internet, de certeza que encontra assinaturas onde cortar e poupar. As regras aqui são:

  • cancelar o que já não utiliza;
  • melhorar as condições de um contrato existente;
  • mudar para um produto semelhante ou melhor da concorrência, quando mais barato.

Dia 4 – poupança total

Guarde um dia da semana para uma fazer um duro exercício: não gastar um único cêntimo. Não é impossível. Tem de levar marmita para o trabalho, tomar pequeno almoço e o café em casa, pedir uma boleia, não comprar nada na internet ou no supermercado, etc. Este exercício vai mentalizá-lo e treiná-lo para a poupança, amealhando mais dinheiro para o seu objetivo ao longo dos tempos.

Dia 5 – ação total

Depois de se resguardar, é altura de atacar. Certamente tem alguma tarefa financeira pendente há algum tempo. Tire uma ou duas horas neste dia para agir. Amortize um crédito, trace um plano para pagar as dívidas, vá ao banco negociar o spread do crédito habitação, etc. Isto dar-lhe-á paz de espírito e impedirá que pague mais do que o esperado.

Dia 6 – investir

Os investimentos aumentam o dinheiro que já possui. Mas para isso também tem de trabalhar. Neste caso, de investigar. Procure fazer bons investimentos, usando o auxílio das apps para investidores e seguindo as regras essenciais do investimento.

Dia 7 – consultar

No último dia da semana constate os seus esforços. Verifique os saldos e os movimentos das contas bancárias. Veja se os débitos diretos estão a ser cobrados devidamente. Poderá ter de contestar cobranças indevidas. Confira os investimentos.

Se necessita de dinheiro com mais urgência, veja como melhorar as finanças em 5 minutos.