Melhorar a relação com o chefe ajuda à motivação do trabalhador e à sua satisfação no ambiente de trabalho. Para melhorar a relação profissional que tem com o seu patrão pode adotar diferentes estratégias.

Perceber o que patrão quer

Descubra o que o patrão espera exatamente de si. Se perceber o que o patrão quer, está no bom caminho para fazer um trabalho exemplar. Realizar um bom trabalho é criar os alicerces para uma relação de confiança entre o colaborador e o seu chefe.

Seja independente

Tente chatear o patrão ao mínimo possível. A independência é uma das qualidades mais prezadas pelos chefes nos trabalhadores.

Antecipar-se

Antecipe-se aos problemas. Mostre ao patrão que está a frente das situações. Tente poupar tempo ao seu patrão.

Prestar ajuda

Ofereça-se para fazer algum trabalho que esteja pendente. Se tirar trabalho das mãos do patrão, certamente que este lhe ficará agradecido. Fazer trabalho extra é uma forma de lutar por ser o trabalhador preferido do patrão.

Ser pontual

Chegue com antecedência ao trabalho e às reuniões. Mostre que é um trabalhador empenhado para cair nas graças do patrão.

Dar boas sugestões

Lance algumas ideias para o ar para ser notado pela chefia. Como a inovação é uma preocupação da chefia, ficará bem visto perante esta, quando lhe comunicar uma ideia original exequível.

Propor soluções

Proponha soluções em vez de simplesmente apontar o dedo às situações negativas.

Respeito

Trate o patrão com respeito em todos os momentos, mesmo que ele não esteja presente, e agradeça as contribuições que ele lhe dá.

Ser motivado

Mantenha o entusiasmo e o interesse pelo trabalho que faz. Assim conseguirá impressionar o seu chefe.

Participar em convívios

Participe nos convívios da empresa e converse informalmente com o seu patrão sobre vários assuntos nestes encontros.

Prenda

Na festa de Natal, nos anos do patrão, ou no aniversário da empresa, pode oferecer uma lembrança ao seu chefe. Será um gesto bonito da sua parte e uma forma de estreitar a relação.