Neste artigo do Economias respondemos à pergunta de como podemos medir a produtividade em serviços.

Conceito de produtividade

Na economia a produtividade corresponde à eficiência da produção, sendo medida pelo rácio entre a produção alcançada e os recursos utilizados num certo tempo. Muito simplesmente, ela relaciona o lucro obtido com o investimento realizado.

A produtividade nos serviços

Como as empresas de serviços lidam com preços relativos a colaboradores e de trabalho intelectual, em vez de preços de matérias primas e de trabalho manual, o método de medir a produtividade no trabalho em serviços tem de ser encarado de uma forma um pouco diferente do contexto produtivo: não em números de produtos produzidos mas sim no número de clientes atendidos ou de trabalhos efetuados.

A produtividade nos serviços será equivalente a :

Produção (os serviços prestados) : Horas de trabalho num determinado período de tempo

Exemplo: um colaborador que atende 40 chamadas num dia de trabalho de 8 horas, tem uma produtividade de 5 clientes por hora, já que 40 : 8 = a 5.

Características a considerar

Para medir a produtividade em serviços pode dar os seguintes passos:

  • Estipular qual a estrutura a analisar (o setor, o número de pessoas e o tipo de trabalho);
  • Determinar qual o período de tempo a analisar;
  • Medir a produção;
  • Elaborar uma tabela com os dados de produção de cada trabalhador;
  • Calcular a capacidade de mão-de-obra nesse tipo de trabalho.

Saiba ao pormenor como medir a produtividade no trabalho e como aumentar a produtividade de uma empresa.

Ainda relativamente a serviços, descubra como calcular o preço de um produto.