Tenha calma. Se está a lidar com uma financeira saiba que é possível superar a crise. É necessário agir rapidamente e fazer esforços constantes.

Orçamento

Faça um orçamento com todas as despesas mensais e com os rendimentos com os quais ainda pode contar. Este passo permite medir o impacto da crise financeira e decidir as formas de a enfrentar.

Descubra quanto dinheiro tem de arrecadar ao fim de cada mês para sair desta situação.

Cortes

A primeira forma de aumentar os rendimentos passa por cortar em determinadas despesas. Veja por exemplo as assinaturas em que pode cortar.

Poupar

Nesta fase de insuficiência económica terá de reajustar o seu estilo de vida. É possível poupar sem viver pior, mas será importante poupar em todas as ocasiões que encontrar.

Recorra a todas as contas bancárias e investimentos que tiver para reunir os fundos necessários para ultrapassar esta fase difícil.

Vender

Para aumentar os seus rendimentos tem diferentes opções a tomar, desde logo pela venda de artigos usados, de ouro ou de artigos de luxo, por exemplo. Também pode vender ações. O que não necessitar de momento pode ser vendido para conseguir mais fundos.

Trabalhar

Pode trabalhar mais para aumentar os rendimentos. Pode pedir mais trabalho ou então arregaçar as mangas e começar um segundo emprego. Esteja atento aos trabalhos temporários ou comece uma atividade extra. Antes de tudo pode tentar a sorte, pedindo um aumento no trabalho.

Apoios

Informe-se sobre os apoios existentes a famílias em crise, ou os apoios a endividados.

Também pode pedir dinheiro emprestado aos seus amigos ou familiares para passar este momento apertado. Evite contrair novos empréstimos bancários para não se afundar ainda mais. Se chegado a este ponto, saiba como superar o endividamento.

Para evitar cair novamente numa crise financeira deve começar a poupar dinheiro por precaução o quanto antes. O aconselhável é possuir um fundo de emergência que lhe dure por seis meses.